Teresa Almeida Santos recebe Prémio de Investigação 2015

Distinção da Sociedade Portuguesa de Ginecologia vai financiar projeto de doutoramento de aluna orientada pela docente da FMUC

03 fevereiro, 2016≈ 2 mins de leitura

© DR

A Sociedade Portuguesa de Ginecologia atribuiu o Prémio de Investigação 2015 a Teresa Almeida Santos. A docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) foi premiada pelo projeto “Promoção da angiogénese precoce do enxerto de tecido ovárico humano após criopreservação em contexto de preservação da fertilidade de doentes oncológicas”, que vai servir de base ao trabalho de doutoramento de Ana Sofia Pais, aluna da FMUC que vai ser orientada por Teresa Almeida Santos.

Um dos problemas atualmente com os enxertos de tecido ovárico é a sua duração muito limitada que “depende da vascularização e da nutrição”, explica Teresa Almeida Santos. Através da investigação, pretende-se desenvolver in vitro uma forma de “melhorar a vascularização de forma a aumentar a duração do transplante, aumentando a fertilidade dos doentes”, continua a docente da FMUC. O Prémio de investigação 2015 “vai permitir impulsionar esta investigação”, adianta ainda a responsável.

O projeto, que vai ser desenvolvido nos próximos anos, vai beneficiar de dez mil euros, valor pecuniário do prémio, que vai financiar a investigação. “Vejo que vai ser possível dentro de pouco tempo acelerar o trabalho de investigação graças a disponibilização do montante”, acrescenta. De acordo com Teresa Almeida Santos, “este trabalho vai permitir melhorar os resultados dos transplantes de tecido ovárico num futuro próximo”.

Partilhe