“Tesouros vegetais: a Ásia aqui tão perto” na próxima Infusão de Ciência

25 fevereiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© DR

“Tesouros vegetais: a Ásia aqui tão perto” é o tema para mais uma sessão de Infusão de Ciência no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Vieram do outro lado do mundo há mais de 130 anos. Chegaram a Coimbra mais de oito centenas de peças que permitem conhecer a etnobotânica de Macau e Timor. São objetos que representam a flora autóctone dos territórios ultramarinos na Ásia e que vão estar em destaque na próxima quarta-feira, 25 de fevereiro, pelas 18h00, numa Infusão de Ciência que promete uma viagem ao Oriente aqui tão perto!

Tesouros vegetais: a Ásia aqui tão perto é o mote para mais um fim de tarde regado a chá e acompanhado por uma conversa sobre etnobotânica, a ciência que estuda o papel das plantas na sociedade. Durante cerca de uma hora, as investigadoras Natacha Perpétuo e Teresa Gonçalves vão guiar os participantes numa viagem ao Oriente, através dos objetos representativos da flora de Macau e Timor que chegaram a Coimbra na década de 1880 e que ainda hoje integram a coleção da Galeria Botânica.

Como sempre, o certame decorre nas últimas quartas-feiras de cada mês, com ponto de encontro no portão junto aos Arcos do Jardim às seis da tarde.

Infusão de Ciência é uma iniciativa promovida pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Trata-se de um ciclo de conversas, a decorrer mensalmente, ao longo de um ano, cujo objetivo passa por levar a ciência às pessoas de uma forma informal e descontraída.

Esta iniciativa conta com o apoio da Ciência Viva – Agência Nacional para a Promoção da Cultura Científica e enquadra-se no âmbito da Divulgação de Cultura Científica, uma das principais áreas estratégicas do JBUC para os próximos anos.