Tomáš Halík em conferência na Capela da Universidade de Coimbra

Entre os muitos reconhecimentos públicos, o padre checo recebeu o Prémio Templeton graças ao contributo na afirmação da dimensão espiritual da vida.

27 abril, 2016≈ 4 mins de leitura

© Vojtech Vlk

O padre checo Tomáš Halík está em Portugal no início de maio e vai passar pela Universidade de Coimbra.

No dia 3 de maio, pelas 11 horas, Tomáš Halík dá a conferência “O cristianismo depois do seu meio-dia” na Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra. O evento tem entrada gratuita.

Conhecido pelo diálogo entre crentes e não crentes, Tomáš Halík vai passar pelo nosso país com uma agenda que inclui a celebração de uma missa em Lisboa, o lançamento do seu mais recente livro “Quero que tu sejas – Podemos acreditar no Deus do amor?” e três conferências em Braga, Coimbra e Lisboa.

Tomáš Halík é amplamente reconhecido pelos contributos nas áreas da literatura, direitos humanos e diálogo inter-religioso e intercultural. Em 2014 a Fundação John Templeton (EUA) atribui-lhe o Prémio Templeton, no valor de 1,3 milhões de euros, uma das maiores distinções a nível mundial atribuído a pessoas que contribuem para afirmar a dimensão espiritual da vida.

Nasceu em Praga, atual República Checa, no ano de 1948. Licenciou-se em Sociologia, Filosofia e Psicologia na Universidade Charles, Praga, nos inícios dos anos 70. Estudou Teologia, clandestinamente, na mesma cidade, estudo que continuou na Universidade Pontifícia Lateranense, em Roma, e na Faculdade Pontifícia de Teologia, em Wroclaw (Polónia). Durante a ocupação comunista, sendo perseguido como “inimigo do regime”, trabalhou como psicoterapeuta de toxicodependentes. Foi clandestinamente ordenado sacerdote em Erfurt (Alemanha de Leste), em 1978, e trabalhou na “Igreja subterrânea”, onde foi um dos assessores mais próximos do cardeal Tomásek.

Colaborou de perto com aquele que viria a ser o primeiro Presidente da República Checa, o intelectual Václav Havel, e, depois de 1989, passou a ser um dos seus conselheiros.
A seguir à queda do comunismo foi secretário-geral da Conferência Episcopal Checa (1990-93). Atualmente, ensina Sociologia e Filosofia da Religião na Universidade Charles, é capelão na mesma universidade e presidente da Academia Cristã Checa. Desenvolve uma atividade como professor convidado nas Universidades de Oxford, Cambridge e Harvard e é membro da Academia Europeia da Ciência e da Arte. Em 1992, integra também o Conselho Pontifício para o Diálogo com os Não-Crentes.

As suas obras “Paciência com Deus” (2013), “A noite do confessor” (2014), “O meu Deus é um Deus ferido” (2015) e mas recentemente “Quero que Tu sejas! – Podemos acreditar no Deus do amor?” (2016) estão traduzidas em português.

Sobre si próprio Tomáš Halík afirma “dirijo-me às pessoas com quem me encontro todos os dias e que são simultaneamente crentes e não-crentes. Por outras palavras, não são de modo algum ‘religiosamente surdos’, mas, no seu caminho de fé, conhecem momentos de silêncio da parte de Deus, e a sua própria aridez interior; às vezes extraviam-se do caminho, e depois voltam a encontrá-lo; têm interrogações por responder e também passam por momentos de revolta. Dirijo-me a pessoas que são obrigadas a gritar uma e outra vez, como o homem do Evangelho: ‘Eu creio. Ajuda a minha pouca fé!’ “.

ConferenciaTomasHalik_