UC assina acordo para estreitar cooperação entre universidades distinguidas como Património Mundial da UNESCO

O acordo foi assinado a 22 de setembro na Universidade Nacional Autónoma do México

23 setembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | François Fernandes

A Universidade de Coimbra (UC) é uma das cinco únicas universidades a nível mundial distinguidas pela UNESCO como Património da Humanidade. Na terça-feira, 22 de setembro de 2015, a UC reuniu-se com as universidades da Virgínia, Alcalá, a Central da Venezuela e a Nacional Autónoma do México para assinar a “Declaração do México sobre proteção, conservação e difusão do património, das coleções e dos museus universitários”.

Distinguida pela UNESCO pela sua história, planeamento urbanístico e edifícios históricos e contemporâneos, a UC foi a quinta universidade a nível mundial a ser reconhecida com a classificação de Património Mundial. Pontos determinantes foram ainda a sua transcendência cultural e científica e o trabalho realizado nos seus 725 anos de história.

De acordo com a vice-reitora, Clara Almeida Santos, em representação da UC no encontro, “existem outras universidades que estão incluídas em zonas classificadas pela UNESCO, mas este grupo apresenta características diferentes: a Universidade da Virgínia, a Universidade de Alcalá, a Universidade Central da Venezuela, a Universidade Nacional Autónoma do México e a Universidade de Coimbra foram distinguidas pelo património especificamente universitário nas suas vertentes científica, cultural e artística, com a força do edificado que o sustenta”.

Na terça-feira, 22 de setembro, as cinco universidades património assumiram um compromisso de colaboração, declarando a importância da conservação do património cultural universitário, tanto material como imaterial. O objetivo é de realizar congressos, cursos, reuniões, ateliês, publicações, intercâmbios, de estudar fundos e difundir coleções, bibliotecas, arquivos, museus e património. As cinco universidades comprometem-se, desta forma, a criar redes de colaboração e de cooperação internacional.

São cinco as universidades a nível mundial que foram distinguidas pela UNESCO como Património da Humanidade. Em 1987, a Universidade da Virgínia (UVA); a Universidade de Alcalá (UAH), em 1998; a Universidade Central da Venezuela (UCV) em 2000, a Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) em 2007, e, a 22 de junho de 2013, a Universidade de Coimbra (UC).

A declaração foi assinada no México, D.F., na sede da UNAM. A UC foi declarada Património Mundial da UNESCO a 22 de junho de 2013.

Partilhe