UC assina acordos de cooperação no âmbito da visita de Estado do Presidente da República à Índia

15 fevereiro, 2020≈ 3 mins de leitura

© DR

No seguimento da sua estratégia de internacionalização, a Universidade de Coimbra (UC) assinou hoje (sábado, 15) dois acordos de cooperação com o prestigiado Kare College of Law (Faculdade de Direito localizada em Goa), nos domínios da língua, da cultura e do direito. Os protocolos entre as duas instituições foram firmados em Goa, no âmbito da visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à Índia. A UC esteve representada pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

A promoção de intercâmbio de estudantes e docentes, a participação conjunta em seminários, colóquios ou conferências e a aposta conjunta em Investigação e Inovação são apenas alguns dos objetivos da parceria agora firmada. O acordo de cooperação académica, científica e cultural entre as duas instituições visa ainda a criação de uma unidade curricular de Direito Civil Português no Kare College of Law, cujos aspetos curriculares incidirão sobre campos científicos como Direito Penal, Direitos Humanos dos grupos vulneráveis, incluindo o tráfico de seres humanos e o rapto de crianças, Direitos de Propriedade Intelectual, Inteligência Artificial e Direito Internacional.

Esta nova parceria com o Kare College of Law enquadra-se na estratégia de internacionalização da Universidade de Coimbra – instituição com cerca de 20% de alunos internacionais, de mais de 100 nações diferentes –, que prevê a procura de parcerias estratégias em várias zonas do globo, mantendo a sua liderança no âmbito da lusofonia.

“Trata-se de momento histórico. No ano em que a UC celebra 730 anos, concluir protocolos nas áreas da língua, da cultura e do Direito com prestigiada instituição goesa é motivo de grande orgulho, em especial no quadro de uma visita do nosso Presidente da República. Comemoramos também os 150 anos de vigência em Goa do Código Civil de Seabra, antigo Reitor da UC, e estamos certos de que esta é apenas uma etapa da internacionalização da nossa Universidade num país tao preponderante como a Índia”, afirma João Nuno Calvão da Silva.

Rui Marques Simões
Partilhe