UC associa-se a mais uma edição do programa Explorer do Banco Santander

22 novembro, 2018≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra associa-se este ano a mais uma edição do programa Explorer ‘Jovens Empreendedores’, promovido pelo Banco Santander e coordenado pelo Centro Internacional Santander Emprendimiento (CISE). Até 12 de dezembro, estão abertas as candidaturas a esta iniciativa de promoção do talento jovem, que, através da plataforma digital Santander X (www.santanderx.com), reúne empreendedores de todo o mundo, num ambiente digital, aberto e colaborativo – distribuindo prémios de mais de 60 mil euros e uma viagem a Silicon Valley.

Os 25 selecionados – jovens dos 18 aos 31 anos, que apresentem uma ideia inovadora, para desenvolver o respetivo plano de negócio – vão ter acesso ao Explorer Space da Universidade de Coimbra, um centro de aceleração de ideias de negócio, onde poderão desenvolver o seu projeto de forma colaborativa, encontrando-se com outros empreendedores e recebendo apoio personalizado. Nesta edição, a 10.ª do programa Explorer, está previsto um reforço dos conteúdos digitais, fortalecendo a formação com as metodologias mais avançadas e reforçando a ligação entre os jovens de diferentes Explorer Spaces.

Após cinco meses de desenvolvimento do projeto, será premiado o melhor projeto do Explorer Space Universidade de Coimbra. Junto com os 56 empreendedores provenientes dos outros Explorer Spaces, os seus representantes terão oportunidade de viajar até Silicon Valley (região de referência mundial em inovação e empreendedorismo), para visitar empresas tecnológicas, obter assessoria em internacionalização e contactar com investidores. Adicionalmente, os três melhores projetos receberão prémios 30 000, 20 000 e 10 000 euros para acelerarem o seu desenvolvimento.

Graças à colaboração com a Fundação EY, o programa Explorer conta também com o Woman Explorer Award (que financia o melhor projeto liderado por uma empreendedora, com o valor de 20.000 euros) e o prémio de inovação Disruptive Technology Explorer Award, de 3 000 euros, patrocinado pela INDRA.

O programa Explorer é uma iniciativa em rede que, graças ao trabalho coordenado do Santander Universidades e do CISE, conta com o apoio de universidades de toda a península ibérica e com a colaboração e participação ativa de mais de 150 instituições públicas e privadas como Fundação EY, Indra, Secot e Netberry.