UC atribui Honoris Causa a Luís Martí-Bonmatí e André D’Hoore

22 maio, 2019≈ 3 mins de leitura

© DR

Os médicos e professores universitários Luís Martí-Bonmati e André Jan Louis D’Hoore vão receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC), no próximo domingo, dia 26. A cerimónia inicia-se às 10h30, na Sala dos Grandes Atos (Sala dos Capelos).

Júlio Leite (André D’Hoore) e Filipe Caseiro Alves (Luis Martí-Bonmatí) serão os Padrinhos, estando as apresentações a cargo de Carlos Robalo Cordeiro (Padrinhos) e José Guilherme Tralhão (Homenageados).Os quatro são professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, que propôs a atribuição destes dois Doutoramentos Honoris Causa.

André Jan Louis D’Hoore, responsável pelo Departamento de Cirurgia Abdominal da Clínica Universitária Gasthuisberg de Lovaina e professor de Cirurgia na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), é uma referência mundial nesta disciplina, tendo como particular interesse de estudo o papel de abordagens minimamente invasivas para tratamento de doenças inflamatórias intestinais e cancro colorretal. O médico e docente universitário belga é também membro fundador da Sociedade Europeia de Coloproctologia e lançou o ramo cirúrgico da Organização Europeia de Crohn e Colite.

Por sua vez, Luís Martí-Bonmatí é uma das mais prestigiadas figuras da Radiologia espanhola e europeia. O professor e clínico espanhol, diretor de Departamento de Radiologia do Hospital La Fe da Universidade de Valência (Espanha), lidera uma vasta equipa de investigação (parceira em vários projetos da Universidade de Coimbra), que tem alcançado um assinalável sucesso na área da imagem médica funcional, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento de biomarcadores de imagem quantitativa. Atualmente gere a maior rede espanhola de investigação em imagem biomédica, desenvolvendo trabalhos na área da inteligência artificial e análise quantitativa.

Rui Marques Simões