Nov 30 • 1 comentário em UC compra Residência da Alegria, a mais antiga residência universitária de Coimbra

A cerimónia de aquisição do imóvel tem lugar a 4 de dezembro, pelas 17h30, nas instalações da residência, na rua da Alegria.

residênciaruaalegria
Fotografia: © DR

A Universidade de Coimbra vai adquirir por meio milhão de euros o edifício da Residência da Alegria que, com aproximadamente 70 anos de uso, é a mais antiga residência universitária de Coimbra e, provavelmente, do país.

A cerimónia de aquisição do imóvel tem lugar na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, pelas 17h30, nas instalações da residência, na rua da Alegria.

Fundada em 1948, a Residência Universitária da Alegria é constituída por quatro pisos e dispõe de 44 camas, distribuídas por quartos individuais e duplos servidos por casas de banho coletivas, duas cozinhas, duas salas de estar e uma sala de estudo. Até agora arrendada, a aquisição vai permitir as obras de reabilitação de que a residência universitária necessita, num processo de melhoria das instalações das residências que a UC tem vindo a empreender nos últimos anos, e que já abrangeu quase todas as residências.

O reitor, João Gabriel Silva, sublinha que a aquisição do edifício e as obras de reabilitação que se seguirão são «asseguradas, na sua totalidade, por receita própria da Universidade de Coimbra, o que representa um forte investimento para melhorar e qualificar as condições de alojamento dos nossos estudantes».

Atualmente, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) têm à disposição da comunidade universitária mais de mil camas e 14 residências em vários pontos da cidade, oferecendo aos estudantes alojamento perto das faculdades que frequentam.

Viver numa residência universitária permite uma experiência académica única e facilita a ligação ao ambiente estudantil de Coimbra.

Cristina Pinto

Um comentário a UC compra Residência da Alegria, a mais antiga residência universitária de Coimbra

1. Leonel diz:

da Nossa parte foi grande a travessia do tempo, decorrida entre 1992 e 1996. Bem aventurados os que ali partilharam isso mesmo: a aventuras.