UC e TalkDesk criam a TDX-UC Data Science Academy

O evento tem lugar a 11 de setembro, pelas 10h30, na Sala do Senado da Reitoria da UC.

10 setembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra (UC) e a empresa tecnológica internacional TalkDesk vão assinar um contrato que oficializa a criação da TDX-UC Data Science Academy. O evento tem lugar quarta-feira, 11 de setembro, pelas 10h30, na Sala do Senado da Reitoria e tem como mote a organização conjunta de um curso avançado em Ciência dos Dados.

“Hoje em dia, a tecnologia e os dados imperam e os data scientists são dos profissionais mais requisitados do mercado, sendo que, em Portugal, assistimos a uma notória escassez destes especialistas”, explica a Talkdesk em convite enviado à imprensa. “É neste contexto que surge a TDX-UC Data Science Academy, um programa de formação promovido pelo laboratório de inovação da Talkdesk em Coimbra, o TDX, em parceria com o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEI-UC), com o objetivo de promover a partilha de conhecimento nos domínios de data science e machine learning”.

A TDX-UC Data Science Academy vai contar com os docentes e investigadores do DEI-UC e tem como mentores Jafar Adibi, responsável por Data Science e Inteligência Artificial na Talkdesk, Jason Fama, vice-presidente de Engenharia na Talkdesk, e Bruno Antunes, diretor de Engenharia no TDX.

O curso vai permitir formar especialistas numa área em que existe falta de técnicos no mercado. A TDX-UC Data Science Academy vai ser composta por três módulos, cada um com a duração de quatro semanas e dedicado a um tema específico. 15 participantes, com percursos distintos desde a Física à Engenharia Civil e Biomédica, começam a formação já no próximo dia 16 de setembro.

Marco Costa, diretor-geral da Talkdesk para a região EMEA, João Coelho, diretor de talento do TDX Coimbra, o Reitor da UC, Amílcar Falcão, e o anterior Reitor,  João Gabriel Silva, vão estar presentes no evento de formalização da sinergia entre as duas entidades.

 

Karine Paniza
Partilhe