UC entrega prémio à Real República do Rás-Teparta

20 maio, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A Universidade de Coimbra (UC) vai entregar o prémio do concurso Projeto Sociocultural para uma República, promovido no âmbito da 17ª Semana Cultural – 725 Anos da UC. A distinção vai para o projeto República Além Portas, da Real República do Rás-Te-Parta.

Os objetivos do projeto incluíam o “combate à exclusão social, a promoção do papel ativo das Repúblicas no âmbito da cidadania, e a consciencialização da comunidade estudantil para a problemática da pobreza e do isolamento social.” A proposta foi colocada a concurso através de uma plataforma eletrónica criada para o efeito, e foi a mais votada pelo público em geral.

O concurso foi criado no âmbito da edição 2015 do Concerto Coimbra Solidária – espetáculo que decorreu no passado dia 24 de Março, no Teatro  Académico de Gil Vicente. Nos últimos anos, a UC tem vindo a realizar o evento com o propósito de apoiar instituições de Coimbra. Em 2015, foram as repúblicas de estudantes de Coimbra, o património e a vivência em comunidade que foram as beneficiárias do apoio. Para além do projeto da Real República do Rás-Te-Parta, foram apresentados a concurso os projetos de outras três repúblicas estudantis: a Real República de Baco, com o projeto “Cria’ctividade”; a República Boa-Bay-Ela com o projeto “UC 725 anos / BBE 60 anos: Tempo de Encontro(s)”; e a República dos Fantasmas – “17 de Abril de 69: irreverência”.

O prémio vai ser entregue pelo Reitor da Universidade de Coimbra, esta quarta-feira 20 de maio, às 18h00, no CAPC – Circulo de Artes Plásticas de Coimbra (Jardim da Sereia), no decorrer da iniciativa Encontrar a Cidade-Meeting Point, evento do programa dos 725 Anos da Universidade de Coimbra.

O projeto República Além Portas tem como autores António Rafael Pereira Marques, João Pedro Xavier Bombarda, Helena Raquel Pinto Vieira, Paulo Jorge Nogueira Ramos, Dominique André Pereira de Loureiro, Ana Margarida Pereira Roque, Paulo Jorge Escolástico Esgaio, Ana Miguel Leal Gradim, Raquel Patrícia da Cruz Amorim, Catarina Fernandes Gomes e Pedro Alves Pereira.