UC integra Aliança Internacional das Cidades Geminadas com Guangzhou

12 dezembro, 2018≈ 2 mins de leitura

© DR

A Universidade de Coimbra é uma das entidades fundadoras da Aliança Internacional de Universidades de Cidades Geminadas com Guangzhou (GISU, na sigla em língua inglesa), que vai promover a cooperação entre as universidades de localidades geminadas com aquela cidade chinesa e construir uma plataforma de alto nível para potenciar a ação das universidades em prol do desenvolvimento das respetivas cidades. A cerimónia de criação da Aliança de GISU decorreu a 7 de dezembro, em Guangzhou, com a presença de Joaquim Ramos de Carvalho, vice-reitor da Universidade de Coimbra.

Em simultâneo realizou-se a Conferência Internacional de Reitores das Universidades de Cidades Geminadas com Guangzhou, com o tema “universidades de cidades geminadas envolvidas na promoção conjunta do desenvolvimento urbano sustentável” – sob organização da Universidade de Guangzhou, com o patrocínio do governo local. Em cima da mesa estiveram tópicos como a globalização do ensino superior, a integração do conhecimento universitário na indústria, a transferência internacional de resultados de investigação, o desenvolvimento urbano sustentável, a construção de cidades inteligentes, e o potencial colaborativo das universidades em áreas como biomedicina, inteligência artificial, tecnologia da informação e energia e materiais ecológicos.

O consórcio universitário agora criado vem incentivar o intercâmbio e a partilha de recursos entre todos os parceiros. Para além da Universidade de Coimbra, os outros membros fundadores da Aliança de GISU são as universidades de Guangzhou, a Linköping (Suécia), Padova (Itália), Québec (Canadá), Tampere (Finlândia) e Western Sydney (Austrália).

Rui Marques Simões