UC junta-se à Instituição Financeira de Desenvolvimento e promove debate sobre financiamento de projetos de empreendedorismo

16 setembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© DR

A Universidade de Coimbra junta-se à discussão sobre as formas de financiamento ao dispor de startups e projetos de empreendedorismo em estágio inicial, acolhendo uma conferência com mais de 50 especialistas nacionais e internacionais. A Startup Capital Summit – organizada pela Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), em parceria com o Fundo Europeu de Investimento, a UC e o jornal Público – realiza-se na próxima quarta-feira, dia 18, no Pavilhão Centro de Portugal (Coimbra).

Transferência de tecnologia, financiamento, capital de risco e políticas públicas de apoio ao investimento serão alguns dos temas em discussão, envolvendo investigadores, empreendedores e investigadores nacionais e internacionais. A 1.ª edição da Startup Capital Summit será também uma oportunidade para as startups nacionais estabelecerem contacto com investidores e procurarem novas formas de financiamento para os seus negócios.

“Atrair um evento com a dimensão e a importância do Startup Capital Summit reforça o carácter empreendedor e dinâmico não só da Universidade de Coimbra, mas também de todo o Ecossistema de Inovação no qual ela está inserida”, afirma o Vice-Reitor da UC para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva. “É a primeira vez que uma iniciativa desta dimensão é realizada em Portugal, numa associação inédita com o Fundo Europeu de Investimento e com a Instituição Financeira de Desenvolvimento. São estas ações que potencializam todo o conhecimento e tecnologia de excelência desenvolvidos pela UC”, acrescenta.

O evento começa às 10h00, com a abertura institucional a cargo do presidente do Conselho de Administração da IFD, Nuno Sousa Pereira, da vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, Emma Navarro, e da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Fundo de Capital e Quase Capital, Ana Abrunhosa. O encerramento, às 18h15, conta com as intervenções do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e do Secretário de Estado da Economia, João Neves.

A Startup Capital Summit tem participação gratuita, mas é obrigatória a inscrição através do site da iniciativa (https://parcerias.publico.pt/scsummit).

 

Rui Marques Simões
Partilhe