Out 21, 2014

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

“Há muitos sotaques na Lusofonia, há poucos sítios, como em Coimbra, onde podem ter contacto com os sotaques todos ao mesmo tempo, não é uma confusão é uma riqueza”. Foi desta forma que o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, inaugurou o posto de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na UC.

O posto está localizado na Casa da Lusofonia e é o resultado de uma parceria inovadora entre a Universidade de Coimbra e o SEF. O novo balcão, exclusivo para a comunidade universitária, pretende agilizar as formalidades que os estudantes estrangeiros necessitam para estudar na UC, bem como facilitar a mobilidade internacional de pessoal da UC em missões oficiais.

“Não é por acaso que escolhemos a Universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo para dar início a este projeto. Primeiro pelos laços que a unem ao SEF, numa colaboração que vem de longe, e depois pela importância da Universidade como pólo dinamizador de conhecimento e de inovação nacionais mas também pela sua importância social, económica e cultural”, revelou o Diretor Nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos, durante a cerimónia de inauguração do espaço de atendimento. O Diretor acrescentou ainda que “passa a ser possível conceder neste espaço (Casa da Lusofonia) o passaporte português comum e especial”.

João Gabriel Silva, Reitor da UC, mostrou-se “convencido de que a iniciativa vai ser um sucesso, pois este valor acrescentado vai-nos permitir (Universidade de Coimbra) continuar a ter uma posição decisiva”.

Pedro Lomba, Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, espera que o protocolo possa contribuir para a vinda de mais estudantes internacionais para o nosso país. “É disso que as nossas universidades precisam e que Portugal precisa para o futuro”, referiu.

O Secretário de Estado da Administração Interna, João Pinho de Almeida, frisou a expetativa de que esta seja “uma experiência feliz e que Coimbra sirva mais uma vez de exemplo e contagie toda a realidade académica ao nível nacional para que possamos abrir espaços destes em muitas outras instituições de ensino superior”.

No âmbito da parceria estabelecida, o SEF providencia os recursos técnicos e humanos para apoio e prestação de informação a estudantes, professores e investigadores estrangeiros que se encontram em Portugal para frequentar a UC, e para a concessão de passaportes à comunidade universitária, nos termos da legislação aplicável. Por seu lado, a UC disponibiliza o espaço para o referido posto de atendimento, nas instalações da Casa da Lusofonia, e assegura os circuitos de comunicação adequados à missão do SEF no local.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Diretor Nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos, do Secretário de Estado da Administração Interna, João Pinho de Almeida, do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, do Reitor da UC, João Gabriel Silva e do Vice-Reitor da UC, Joaquim Ramos de Carvalho.

2 comentários a UC recebe o primeiro balcão universitário do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

1. Sayuri Goda diz:

Como sou uma antiga estudante estrangeira, estou contente de saber esta notícia.
    Noutros tempos, o balcão do SEF estava muito próximo da Universidade, e não preciso de preocupar tempo de deslocar para tratar os assuntos. Nem tanto fica longe, mas ir até a Loja de Cidadão é faz diferente. Voltou ao pé de nós… será uma boa oferta do serviço prestado.
    Agora, coloco aqui uma questão. Disse que funciona (exclusivamente) à comunidade universitária. Deste caso, os docentes e funcionários (o meu caso, sou bolseira) podemos aproveitar algum serviço, ou funciona só para os estudantes? Isto não é para dizer contra, só para perguntar. Compreendo que há imensos trabalhos só para os estudantes, como eu precisava no tempo dos estudos.
    Obrigada, e bom trabalho para os senhores funcionários do SEF. E igualmente, bom trabalho aos estudantes, e divertem-se a vida em Coimbra! Quando vocês irem à casa, espero que a vossa mala ficarão cheias de boas lembranças de convívio nesta cidade e universidade.

• PIMC diz:

O posto de atendimento destina-se à comunidade universitária (estudantes, investigadores, docentes e funcionários).