“@UC” – uma nova forma de interação entre a Universidade de Coimbra e o mundo empresarial

A Aplicação web | Android (recomenda-se que o download seja feito através de um equipamento compatível) pode ser obtida em: www.uc.pt/innovation/atuc

12 maio, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Na próxima sexta-feira, dia 13 de maio, às 16h00, na Casa Costa Alemão, no Pólo II da Universidade de Coimbra (UC), vai ser lançada a aplicação (app) “@UC”, uma aplicação para tablet e smartphone que apresenta uma série de funcionalidades para o mercado conhecer todo o potencial de Inovação da Universidade de Coimbra.

A aplicação “@UC” é uma nova ferramenta da Universidade de Coimbra inserida no seu programa Innovation@UC, iniciado em meados de 2015, e que aprimorou a forma da UC interagir com o mercado e com as empresas que o compõe.

Partindo do conceito “We challenge the market (Desafiamos o mercado) ”, o Innovation@UC é um player ativo no mercado, identificador de tendências e um gerador de projetos inovadores internacionalmente reconhecidos. Esta visão estratégica da UC surge alinhada aos novos anseios do tecido empresarial, nos quais a investigação e a procura por soluções criativas e inovadoras se apresentam como pontos fundamentais para o sucesso/insucesso de novos projetos.

Num mercado ávido por inovação, a Universidade de Coimbra, através do programa Innovation@UC, desenvolvido pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar (IIIUC), quer potenciar a cocriação entre investigadores e empresas nacionais e estrangeiras.

Com mais de 1500 docentes e investigadores, reunindo competências em diferentes áreas do saber, a UC vem inovando em Portugal e na Europa desde 1290. Atualmente, apresenta-se como a instituição de ensino superior portuguesa mais empreendedora, com mais de 200 empresas criadas por estudantes e investigadores. São 46 unidades de investigação que produzem anualmente cerca de 2500 publicações na Web on ScienceTM (dados do último quadriénio).

A aplicação “@UC” foi desenvolvida por Mariana Seiça, Ricardo Barbosa e Tiago Andrade, alunos do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, em conjunto com a equipa Innovation@UC.

Mais informação disponível em: www.uc.pt/innovation

O Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) é uma unidade orgânica de ensino e investigação da Universidade de Coimbra que promove investigação e formação avançada interdisciplinares, fomentando o cruzamento fértil entre áreas de saber e a agregação de equipas, no sentido de garantir capacidade de afirmação internacional da investigação científica da UC. Neste mesmo âmbito, o IIIUC promove ainda a organização de cursos de doutoramento com vocação interdisciplinar.

O lançamento acontecerá durante as comemorações dos 15 anos do Instituto de Investigação Interdisciplinar, com a presença do Reitor João Gabriel Silva, do Vice-reitor Amílcar Falcão e do Vice-presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Miguel Castanho. Saiba mais sobre o aniversário do IIIUC aqui.