UC_DocênciaLABS querem conduzir à melhoria da aprendizagem e inovação pedagógica na UC

Iniciativa dirigida a docentes da UC agrega conjunto de workshops e fóruns, em três momentos do ano letivo. As inscrições para setembro já se encontram abertas.

29 julho, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | DCom

Promover ambientes potenciadores de troca de experiências, boas práticas e (co)aprendizagem, para estimular a atualização e aperfeiçoamento de competências pedagógicas, estratégicas e metodologias inovadoras. Este é o ponto de partida dos UC_DocênciaLABS, uma iniciativa dirigida a docentes da Universidade de Coimbra (UC).

Através de workshops e fóruns, divididos em três momentos do ano letivo (setembro-outubro, janeiro-fevereiro e maio-junho), os UC_DocênciaLABS “enquadram-se num projeto mais vasto, que a breve prazo será apresentado à comunidade UC, e que agrega todo um conjunto de iniciativas e estratégias que conduzam à melhoria da aprendizagem e a inovação pedagógica, estimulando uma metamorfose assente na relação estreita entre ensino, investigação e desafios societais”, explica a Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e SASUC, Cristina Albuquerque.

De acordo com a responsável, “pretende-se desencadear diversos processos de reflexão, formação e estímulo para a mudança pedagógica na UC, envolvendo docentes e estudantes em experiências diferenciadas, passíveis de conduzir, progressivamente, a uma transformação cultural na compreensão do processo de ensino-aprendizagem no seio da Universidade de Coimbra”.

Através de sessões presenciais (se as condições sanitárias à data o permitirem, em consonância com as autoridades de saúde) e mistas, as iniciativas são gratuitas. Os workshops, pela dinâmica que envolvem, têm número limitado de inscrições, definido pelos dinamizadores. A seleção é feita por ordem de inscrição.

As inscrições para as formações de setembro já se encontram abertas. Até 4 de setembro é possível realizar a inscrição através de formulário online, aqui.

Consulte aqui a programação completa da UC_DocênciaLABS.

Marta Costa