Última Lição de Adelino Fortunato acontece a 4 de março na FEUC

03 março, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

No dia 4 de março, a partir das 18h30, realiza-se no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra a “Última Lição” do Professor Adelino Fortunato intitulada «De ‘O Significado do Desenvolvimento’ à ‘Nova Agenda do Desenvolvimento’: Em defesa da Transformação produtiva, dos Empregos de boa qualidade, da Igualdade e da Mudança Estrutural Sustentável».

Adelino Manuel Guimarães Fortunato nasceu no Porto em 1950, cidade onde completou os estudos de nível primário, na Escola Primária do Carvalhido. Na mesma cidade fez o secundário, no Liceu D. Manuel II (atual Rodrigues de Freitas) e obteve a sua formação superior, tendo-se licenciando em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Em 1978 ingressou na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde obteve o Doutoramento em Economia e prestou provas de Agregação.

Como professor universitário e investigador em Economia no GEMF e no CeBER dedicou-se especialmente às áreas do Desenvolvimento e do Crescimento Económico, bem como à Economia Industrial e à Regulação Económica, com especial incidência no desempenho dos Serviços Públicos. Publicou numerosos artigos científicos em revistas como o Journal of Evolutionary Economics, Empirica, Small Business Economics, Utilities Policy, Water Policy, International Journal of Transport Economics, Journal of Productivity Analysis, International Journal of the Economics of Business e no European Research Studies Journal.

É co-autor do artigo B. OLIVEIRA e A. FORTUNATO (2006) “Testing Gibrat’s Law: an Empirical Evidence from a Panel of Portuguese Manufacturing Firms”, no International Journal of the Economics of Business, Vol. 13 (1): 65-81, que em 2013 obteve o prémio “20 ARTICLES FOR 20 YEARS”, atribuído pela editora Routledge Economics, e do editor desta revista no seu 20º aniversário, por ter sido considerado um dos vinte melhores.

Participou nas movimentações estudantis contra o regime anterior ao 25 de abril de 1974 e foi dirigente da Liga Comunista Internacionalista e do Partido Socialista Revolucionário, este último desde a sua fundação. Atualmente é dirigente do Bloco de Esquerda. Tem publicado artigos de opinião sobre atualidade política e económica em diversos jornais com destaque para o Público.

 

 

Adelino Fortunato

Adelino Fortunato vai proferir a sua última lição a 4 de março.

 

FEUC
Partilhe