Última lição de Fernanda Cravidão na FLUC

14 dezembro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Fernanda Cravidão, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), vai proferir a sua última lição, por ocasião da sua jubilação. A aula aberta, com a temática “População, Território e Poder”, terá lugar na próxima terça-feira, dia 18, pelas 14h30, no anfiteatro II da FLUC.

Professora Catedrática do Departamento de Geografia da FLUC, desde 1997, e doutorada em Geografia Humana pela Universidade de Coimbra, Fernanda Maria da Silva Dias Delgado Cravidão é, atualmente, Coordenadora e Investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. As suas principais temáticas de investigação são a Geografia das Populações, Áreas marginais, e Turismo, território e desenvolvimento.

A professora catedráfica da FLUC Integra várias associações científicas, como a International Geographical Union (IGU) Commission on Evolving Issues of Geographyhical Marginality in the Early 21st Century World. Tem a seu cargo a coordenação do Doutoramento em Turismo, Lazer e Património e responsável pela Cátedra da UNESCO Turismo Cultural e Desenvolvimento atribuída ao Mestrado Lazer, Património e Desenvolvimento da UC. Em 2016, foi eleita pela Academia das Ciências de Lisboa, por unanimidade, Académica Correspondente da 4.ª Secção (História e Geografia). É ainda membro do Conselho Científico de várias revistas nacionais e estrangeiras.

Cerca de duas centenas de trabalhos de Fernanda Cravidão – entre livros, capítulos de livros, artigos ou atas – foram publicados em diversos países, como Brasil, EUA, Espanha, Argentina, Reino Unido, Índia, Israel ou Taiwan. Destacam-se, entre outras, as obras “Alfredo Fernandes Martins-Geógrafo de Coimbra cidadão do Mundo”, “A População e Povoamento da Gandara (Génese e Evolução)”, “Regional and local responses in Portugal: in the context of marginalization and globalization” e “Turismo e cultura: destinos e competitividade”.

Cartaz - Última Aula - Professora Fernanda Delgado Cravidão

FLUC