Domingos Xavier Viegas profere “Última Lição”

Out 6, 2020

A sessão vai ser transmitida em direto através do canal de Youtube do CEIF, em www.youtube.com/user/CEIF2011.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

Domingos Xavier Viegas MC2017
Fotografia: © UC | Marta Costa

No próximo dia 9 de outubro, pelas 15 horas, vai realizar-se no Auditório Principal da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra a cerimónia de jubilação do Professor Xavier Viegas.

Domingos Xavier Viegas concluiu a licenciatura em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior Técnico em 1972, e doutorou-se em Aerodinâmica, pela Universidade de Coimbra em 1981. Desde 1992, é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Em 1990, fundou a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), que constitui uma unidade de investigação reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integrada no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica. No âmbito da ADAI, coordena o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), para a investigação, formação avançada e prestação de serviços nesta área.

O Professor Xavier Viegas, reconhecido especialista em incêndios florestais, é também membro do Observatório Técnico Independente para os Incêndios Florestais da Assembleia da República. Ao longo da sua vida profissional, foi distinguido em inúmeras ocasiões, não só em Portugal, mas também pela comunidade internacional, por exemplo com o prémio “Batefuegos de Oro”, atribuído pelo Ministério do Ambiente Espanhol em 2004  e o “Wildland Fire Safety Award”, atribuído em 2017 pela International Association of Wildland Fire pela sua contribuição, e da sua equipa, para a segurança de bombeiros.

Como é tradição desta Academia, apresentará a sua “última lição” enquadrada numa cerimónia mais ampla, com o seguinte programa:

Captura de ecrã 2020-10-06, às 15.50.05

Devido às limitações impostas pela CoViD19, a sala onde a cerimónia irá decorrer, com lotação para 420, terá um número máximo de 70 pessoas a assistir, estando a lotação já esgotada.

De forma a ultrapassar esta limitação de lugares, a sessão será também transmitida em direto através do canal de Youtube do CEIF, em www.youtube.com/user/CEIF2011.

ADAI/FCTUC

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »