Um espetáculo de memória e etnografia em “De Novo Mar”

A estreia é a 7 de abril no Teatro da Cerca de São Bernardo, pelas 21h30.

04 abril, 2017≈ 3 mins de leitura

© DR | Eduardo Pinto

“De novo Mar” é o novo espetáculo do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC).  Desenvolvido durante o 50.º aniversário do grupo, o espetáculo “baseia-se num exercício de memória: a memória da etnografia sobre a qual o GEFAC trabalha; a memória que tem de si e de outras pessoas que percorreram a seu lado os sinuosos trilhos da cultura popular; e o que fazer deste corpo de memória”, explica o coordenador geral do GEFAC, Vasco Nogueira.

“Mas a memória, enquanto artifício da mente e dos grupos sociais, sempre surge renovada, reinventada e reinterpretada; só assim mantém a sua atualidade e função” refere o responsável. Vasco Nogueira acrescenta a necessidade de haver “vagas subsequentes de gerações a reconheçam como sua, a tomem nas suas mãos e lhe dêem sentido e direção”. O coordenador geral adianta ainda que só assim se “pode impelir ao sonho e ao desassombro, pontos de partida essenciais para a construção do futuro e de uma nova sociedade”.

Enquadrado na 19.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), o espetáculo tem como pano de fundo as manifestações populares de devoção ao Espírito Santo no Arquipélago dos Açores.

A encenação pretende “explorar as diferentes dinâmicas da memória- matriz, fonte de aprendizagem, núcleo de coesão social e identidade, húmus, âncora para o futuro” sublinha o coordenador do GEFAC, que aproveita para desafiar o público: “Qual o valor atual da etnografia na representação de quem somos e na construção de novos caminhos?”

Os espetáculos têm lugar a 7, 8 e 9 de abril no Teatro da Cerca de São Bernardo – Escola da Noite. Saiba mais aqui ou pelo telefone 239 718 238.