Um sorriso do Sol em dia de eclipse

18 março, 2015≈ 3 mins de leitura

No dia 20 de março vai ser possível assistir ao maior eclipse solar observável em Portugal nesta década. Em Coimbra o evento astronómico tem início pelas 8h02 e termina pelas 10h12, sendo que às 9h04 atinge o seu máximo com 70% do disco solar coberto.

Para receber o eclipse e promover a sua observação em segurança, o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), situado no Alto de Santa Clara, abre as portas ao público. Além da observação do eclipse solar, o Observatório organiza um conjunto de atividades relacionadas com a temática. Assim, a partir das 8 horas, junto ao edifício da cúpula astronómica, vai decorrer uma sessão de observação solar através de telescópios devidamente equipados para o efeito, de óculos para eclipses e recorrendo ao método de projeção.

“o Sol nunca deve ser observado diretamente a olho nu”

Palestras, visitas à coleção museológica do OGAUC e uma exposição de posters alusiva à observação do Sol, são outras atividades previstas. E porque este eclipse “coincide com a chegada da primavera (o equinócio ocorrerá às 22h25m), pelas 12h30m será reproduzida a experiência de Eratóstenes de medição do raio da Terra (no âmbito da iniciativa Bons Raios Te Meçam)”, descreve o responsável do Observatório, João Fernandes.

O investigador da UC lembra ainda que “o Sol nunca deve ser observado diretamente a olho nu” e deixa o alerta “radiografias, óculos de sol ou CDs não são métodos seguros para a observação do Sol”. A previsão de como será o eclipse em Coimbra pode ser vista aqui.

A entrada em todas as atividades é livre.

 

eclipse_1

Esta atividade integra-se nas celebrações do Ano Internacional da Luz 2015.

 

Acompanhe o Observatório Geofísico da UC no facebook.

 

 

Partilhe