Uma viagem interativa pelo mundo das partículas: do bosão de Higgs à matéria escura

Mar 30, 2016

Exposição é inaugurada no âmbito das comemorações dos 30 anos do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e vai estar patente até 23 de abril no Colégio de Jesus.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

CERN MediaLab
Pormenor do túnel interativo do LHC, produzido pelo MediaLab do CERN
Fotografia: © CERN MediaLab

No próximo dia 5 de abril, pelas 17 horas, é inaugurada, no Colégio de Jesus do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), a exposição “Partículas: do bosão de Higgs à matéria escura”, uma exposição sobre os grandes desafios da física de partículas para as próximas décadas.

A mostra, que ficará patente até dia 23 de abril, realiza-se no âmbito das comemorações dos 30 anos do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. A entrada é gratuita.

«De que é feito o Universo? Esta é a pergunta a que os físicos de partículas procuram responder, estudando as partículas elementares que compõem tudo quanto existe e a forma como elas interagem entre si. Conhecendo aquilo de que somos feitos, conseguimos também contar a história do Universo, aproximando-nos do momento em que tudo começou.

Para comemorar os seus 30 anos, o LIP convida-o para uma das grandes aventuras da ciência e da tecnologia: uma viagem pelos desafios da física de partículas para as próximas décadas, partindo das mais recentes descobertas em direção ao desconhecido.»

É desta forma que o visitante é acolhido e, logo a seguir, é “acelerado” em direção à exposição, com uma introdução às partículas e uma viagem pelo mundo dos detetores que nos ajudam a “vê-las”. Cada módulo da exposição apresenta depois um desafio. Os módulos são partículas: quarks e gluões, bosão de Higgs, antimatéria, neutrinos, matéria escura. E falam-nos do que se sabe, do que falta saber, das aplicações. E também do papel do LIP nesta aventura, ao longo dos seus 30 anos de existência, e em direção ao futuro.

O túnel interativo do LHC, produzido pelo MediaLab do CERN, é uma peça central da exposição, em que os visitantes são convidados a acelerar os protões com a energia de um pontapé e a conversar sobre os resultados da colisão (imagem abaixo).

CERN MediaLab2

O túnel interativo do LHC, produzido pelo MediaLab do CERN

Sobre o LIP
Foi criado em maio de 1986 com o objetivo de explorar as oportunidades únicas trazidas pela adesão de Portugal ao CERN. Tem como missão a investigação no campo da física experimental de partículas e da instrumentação associada, facilitando o acesso da comunidade científica portuguesa a instalações e colaborações científicas internacionais.
Dedica-se ainda à computação avançada, à formação de pessoal científico e técnico e à divulgação da ciência. No âmbito da transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade, exploram-se também novas oportunidades em áreas como a medicina e a sociedade da informação.
Presente em Lisboa, Coimbra e Braga, o LIP é Laboratório Associado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) desde 2001 e tem como sócios a FCT, as Universidades de Lisboa, Coimbra e Minho, o Instituto Superior Técnico e a ANIMEE (Associação Portuguesa das Empresas do Sector Elétrico e Eletrónico).
A formação avançada de novos investigadores é uma das prioridades do LIP, que acolhe em cada momento algumas dezenas de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento. O LIP coordena os programas doutorais DAEPHYS (Física Aplicada e Engenharia Física) e IDPASC (Física de Partículas, Astrofísica e Cosmologia) e pertence a várias redes de doutoramento que juntam universidades e centros de investigação nacionais e internacionais.