UNESCO atribui Cátedra Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa à Universidade de Coimbra

20 abril, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de obter a Cátedra UNESCO “Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa”.

A nova Cátedra UNESCO resulta de uma exigente e rigorosa avaliação por peritos internacionais, após candidatura apresentada pela UC, e terá como principais eixos de ação a investigação, formação avançada e cooperação para o desenvolvimento no âmbito dos designados patrimónios vivos – a Paisagem e a Língua –, com o objetivo de contribuir para a construção de alternativas integradas às agendas hegemónicas da globalização.

Para o titular da Cátedra, Walter Rossa, docente do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da UC, a candidatura apresentada à UNESCO, «surgiu como sequência natural do trabalho já desenvolvido no âmbito do doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa e da iniciativa Alta Sophia e alinha na estratégia global de internacionalização da Universidade de Coimbra.»

Este «selo de qualidade» da UNESCO expressa o «reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Universidade de Coimbra, Património Mundial da UNESCO, e é uma prova de confiança no trabalho que nos propusemos desenvolver no sentido de afirmar o património e a cultura como ativos essenciais para o desenvolvimento sustentável, na linha dos Objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas», afirma o docente e investigador da UC.

O grande objetivo, sublinha Walter Rossa, «é criar sinergias através do diálogo intercultural subjacente ao conceito de influência portuguesa. Essa influência, por exemplo, por meio da Língua comum, mantém cerca de 4% da população mundial potencialmente conectada.»

A Cátedra UNESCO Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa envolve, à partida, meia centena de docentes e investigadores numa parceria com várias instituições europeias, brasileiras e africanas, designadamente a Universidade do Algarve, Università degli Studi di Bologna (Itália), Universidade Federal Fluminense (Brasil), Universidade Eduardo Mondlane e Universidade Lúrio (Moçambique), Université Paris Nanterre (França) e M_EIA – Mindelo Escola Internacional de Arte (Cabo Verde), bem como o Instituto Camões e a Fundação Calouste Gulbenkian.

O que é uma Cátedra UNESCO
O Programa de Cátedras UNESCO UNITWIN foi criado, em 1992, com o objetivo de promover a cooperação e interligação entre universidades, a nível internacional, para reforçar as capacidades institucionais através da partilha de conhecimento e do trabalho colaborativo. A Rede UNITWIN reúne mais de 700 instituições de 116 países.

Cristina Pinto