Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos assinala 20 anos

A sessão comemorativa acontece no próximo dia 27 de novembro.

23 novembro, 2017≈ 3 mins de leitura

Os 20 anos da Unidade de Intervenção Psicológica (UnIP) da Maternidade Daniel de Matos vão ser celebrados numa sessão comemorativa que acontece no próximo dia 27 de novembro, pelas 11h30, na Biblioteca da Maternidade Daniel de Matos.

Segundo a coordenadora da UnIP, Maria Cristina Canavarro, a sessão vai servir para “apresentar o percurso, mostrar os resultados e os planos para o futuro” da unidade. “Pretendemos mostrar o bom casamento que é este projeto, fruto de uma parceria original entre o meio académico e uma unidade hospitalar”, afirma ainda a coordenadora.

A Maternidade Daniel de Matos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (MDM CHUC) dispõe desde novembro de 1997 da Consulta de Acompanhamento Psicológico, formalizada devido à necessidade de otimizar o atendimento clínico das suas utentes e famílias.

O funcionamento dos serviços de psicologia na Maternidade Daniel de Matos está, desde o início até à atualidade, enquadrado por um protocolo aprovado pelo conselho de administração dos CHUC e pela direção da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) aprovado em 1997 e atualizado em novembro de 2012.

O reconhecimento das atividades desenvolvidas e dos indicadores alcançados justificaram a pertinência dos serviços de psicologia na MDM evoluírem na sua configuração. Assim, em fevereiro de 2007, foi aprovada pelo conselho de administração dos HUC a criação da UnIP.

Para além de Cristina Canavarro, vão estar presentes no evento Fernando Regateiro, presidente do conselho de administração dos CHUC, José Sousa Barros, diretor da UGI Saúde Materno-Fetal e Neonatal e José Paulo Moura, diretor do serviço da obstetrícia da Maternidade Daniel de Matos. Madalena Alarcão, em representação do reitoria da UC e António Gomes Ferreira, diretor da FPCEUC, vão também marcar presença na sessão.

F. Fernandes e Milene Santos