Universidade de Coimbra acolhe Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto

03 outubro, 2014≈ 2 mins de leitura

© UC | Sérgio Brito

Mais de duas centenas de Académicos, Bibliotecários e Gestores de Repositórios, de Portugal e do Brasil, reúnem-se em Coimbra, entre os dias 6 e 8 de outubro, para discutirem os desafios e as vantagens do Acesso Aberto (“Open Access”), que consiste na disponibilização livre, na Internet, de cópias gratuitas de vários tipos de documentos: artigos de revistas científicas revistos por pares (peer-reviewed), comunicações em conferências, relatórios técnicos, teses, etc., com o objetivo central de tornar os resultados de investigação acessíveis “em linha” para toda a comunidade científica.

Direitos de Autor, Preservação Digital, Sistemas de Gestão da Ciência e Tecnologia, Políticas e Mandatos de Acesso Aberto e Ciência Aberta são alguns dos temas em análise na 5ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto, que tem início, pelas 9 horas (dia 6 de outubro), no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

Segundo a organização, este grande encontro pretende essencialmente «promover a partilha, discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspetivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, investigação e desenvolvimento na área».

Consulte aqui o programa.