Universidade de Coimbra assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a apresentação do programa UC For All

28 novembro, 2019≈ 6 mins de leitura

Na próxima terça-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Universidade de Coimbra (UC) vai fazer a apresentação pública do programa UC For All, um plano de promoção da igualdade de oportunidades e equidade no acesso e sucesso no ensino superior, com um foco na inclusão de estudantes com deficiência e necessidades especiais. Na agenda do dia, está a realização de uma conferência, a demonstração de novas tecnologias para tornar as bibliotecas da UC mais inclusivas (ferramentas desenvolvidas no âmbito de um protocolo com a Fundação Altice) e a cerimónia de criação da primeira Secção de Desporto Adaptado da Associação Académica de Coimbra, que contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Focado em quatro eixos (acessibilidades físicas; acessibilidades digitais; promoção do sucesso académico e prevenção do abandono; e empregabilidade), o programa UC For All será apresentado pela Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Serviços da Ação Social, Cristina Albuquerque, a partir das 10h00, no Auditório D. João III no Arquivo da Universidade de Coimbra. O mesmo espaço recebe, depois, a conferência UC For All (de debate sobre estes temas), o anúncio de uma exposição sobre o primeiro caso de inclusão social no ensino superior português (o antigo estudante da UC e poeta invisual António Feliciano de Castilho) e a cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre a UC e a Fundação Altice (que inclui a apresentação das novas tecnologias que vão ser implementadas para tornar as bibliotecas da UC mais inclusivas e acessíveis para pessoas com deficiência). O encerramento desta sessão, pelas 11h25, estará a cargo do Reitor, Amílcar Falcão.

A partir das 12h00, o Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra é palco da cerimónia de criação e instalação dos órgãos sociais da primeira Secção de Desporto Adaptado da Associação Académica de Coimbra (AAC), a Pro-Secção de Boccia, apoiada pela UC no âmbito do contrato-programa assinado com a AAC em julho e dando seguimento ao seu objetivo de promover uma cultura de inclusão no desporto. A iniciativa – com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, do presidente da Secção de Desporto Adaptado da AAC, Bernardo Alexandre Lopes, do presidente da AAC, Daniel Azenha, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo – encerra com uma demonstração da modalidade.

 

 

Apresentação do Programa UC For All

Dia: 3 de dezembro de 2020

Âmbito: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 

Local: Auditório D. João III no Arquivo da Universidade de Coimbra

 

10h00 | Apresentação do Programa UC For All

Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra

10h10 | Conferência UC For All 

Daniel Azenha, Presidente da Associação Académica de Coimbra

Regina Dias Bento, Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, e Jorge Alves, Vereador da Câmara Municipal de Coimbra

10h55 | Anúncio da organização de uma Exposição Cultural sobre o primeiro caso de inclusão social no ensino superior português (antigo estudante da UC e poeta invisual António Feliciano de Castilho) 

Cristina Freitas, Diretora do Arquivo da Universidade de Coimbra

11h00 | Apresentação das tecnologias a implementar pela Fundação Altice na Universidade de Coimbra

Daniel Freitas, Engenheiro na Área de Desenvolvimento de Soluções Digitais da Fundação Altice

11h15 | Assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Universidade de Coimbra e a Fundação Altice 

Ana Estelita, Diretora da Fundação Altice

11h25 | Encerramento

Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra

 

Local: Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra

 

12h00 | Criação da primeira Secção de Desporto Adaptado da Associação Académica de Coimbra e instalação dos respetivos Órgãos Sociais

Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra

Bernardo Alexandre Lopes, Presidente da Pró-Secção de Boccia da AAC

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

Daniel Azenha, Presidente da Associação Académica de Coimbra

 

12h30 | Encerramento com demonstração da modalidade de Boccia

 

 

finalUCFORALL_PROGRAMA

(carregar na imagem para aumentar)

 

Rui Marques Simões
Partilhe