Universidade de Coimbra comemora 726 anos a 1 de março

Inauguração da obra de reabilitação da Capela de S. Miguel e entrega do Prémio UC vão marcar as comemorações. Saiba aqui toda a programação.

26 fevereiro, 2016≈ 3 mins de leitura

Na próxima terça-feira, dia 1 de março, assinalam-se os 726 anos da Universidade de Coimbra (UC). O dia de aniversário começa, às 10 horas, com a iniciativa “Há Festa no Colégio de Jesus”, que inclui uma visita gratuita ao Gabinete de Física e Galeria de História Natural (programação completa aqui).

Às 11 horas é inaugurada a obra de reabilitação da Capela de S. Miguel, integrada no Projeto de Requalificação do Pátio da Universidade, das Escadas de Minerva e acessibilidades no Paço das Escolas, com cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Centro e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A obra na Capela de S. Miguel compreendeu a reabilitação da cobertura e do altar-mor e foi assente numa filosofia de intervenção mínima, não intrusiva e em absoluto respeito pela autenticidade.

A Capela é inaugurada e volta a receber a celebração da Missa Solene pelas 12 horas.

À tarde, pelas 14h30, a Sessão Solene do Dia da Universidade tem lugar, pela primeira vez, na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos). A cerimónia vai contar com as intervenções de António Jorge Viegas de Vasconcelos, em representação do Presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, e de João Gabriel Silva, Reitor da UC.

Na sessão, e como já é habitual, vai ser entregue o Prémio UC, no valor de 25 mil euros, a Adélio Mendes. O vencedor do Prémio UC vai ainda proferir a palestra “Energia no Futuro: renovável e barata”. O prémio, patrocinado pelo Banco Santander Totta e apoiado pelo Jornal de Notícias, consagra este ano, e de acordo com o júri, «o percurso académico de Adélio Mendes, pautado por um enorme brilhantismo tanto ao nível pedagógico como científico e social.»

Relembramos ainda que a 1 de março arranca a 18ª Semana Cultural da Universidade, este ano dedicada ao tema “O Livro: No princípio, era o conhecimento”. Pode conhecer toda a programação em uc.pt/semanacultural e ainda através do facebook da 18ª Semana Cultural, aqui.