Universidade de Coimbra conquista terceiro lugar em concurso da ONU

05 junho, 2020≈ 3 mins de leitura

© DR

O projeto R€cycler da Universidade de Coimbra (UC) acaba de conquistar o terceiro lugar na final do concurso 2030 Campus Challenge, que decorreu hoje em formato online. O projeto, que se integra na categoria Campus in The City, tem como objetivo principal promover e incentivar a comunidade académica para a reciclagem de dois resíduos principais: o plástico e os equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE).

Será através da colocação de pontos de recolha, espalhados pelo campus, que este projeto da UC pretende sensibilizar a comunidade académica para a reciclagem dos resíduos. Após a recolha do resíduo, o projeto propõe uma pequena retribuição económica, traduzida em créditos que poderão ser utilizados no campus, tanto em cantinas como em cafés.

Para Helena Gervásio, Professora da Universidade de Coimbra e uma das responsáveis pelo projeto R€cycler, “é uma grande honra conseguir estar no Top 3 deste Concurso, que contou com 1351 participantes. Este projeto vai ao encontro do compromisso da UC e em promover os ODS e implementar comportamentos mais sustentáveis em todas as suas atividades”, sendo o grande objetivo da instituição ser a “primeira Universidade Portuguesa a alcançar a neutralidade carbónica”.

O projeto “We Learn Lab”, coordenado pela Senghor University, do Egipto, e o projeto “Plasma”, da Universidade de Campinas Brasil, conquistaram o primeiro e segundo lugar, respetivamente, ambos na categoria New Educational Issue.

As três equipas vencedoras ganharam uma semana de “Expedição de Aprendizagem” oferecida pela AUF, válida para dois membros da equipa.

O 2030 Campus Challenge, é uma iniciativa organizada pela Agência Universitária da Francofonia (AUF) com o apoio do Centro de Informação Regional das Nações Unidas (UNRIC) e da start-up francesa Agorize.

Relembramos que a Universidade de Coimbra pretende ser a primeira universidade portuguesa a alcançar a neutralidade carbónica, tendo para isso traçado metas muitas concretas: diminuição da pegada ecológica em 20-50%, aumento da capacidade para produção de energia fotovoltaica em 75-100% e redução em cerca de 30-50% do consumo de papel.

Reforçar ainda que no ranking geral do The University Impact Rankings, do Times Higher Education, que analisa o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Universidade de Coimbra é a melhor instituição portuguesa, sendo a única universidade nacional no top 100, ocupando o 62º lugar em 766 das instituições mundiais analisadas.