Universidade de Coimbra e Banco Santander renovam parceria plurianual

Na assinatura do novo Contrato Programa Plurianual de Mecenato foram destacadas novas ações de resposta para o período pós-Covid-19

08 julho, 2020≈ 4 mins de leitura

© UC | François Fernandes

A Universidade de Coimbra (UC) e o Banco Santander renovaram o convénio de parceria entre as duas instituições, com especial enfoque na preparação da resposta de ação social e investigação científica para o período pós-pandemia de Covid-19. O novo Contrato Programa Plurianual de Mecenato foi assinado, esta quarta-feira, pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pela diretora do Santander Universidades, Sofia Menezes Frère, numa cerimónia realizada na Sala do Senado.

Lembrando a longa ligação entre a UC e o Banco Santander – desde 2003, a entidade bancária tem patrocinado iniciativas como o Prémio Universidade de Coimbra, a candidatura da UC a Património da Humanidade, a atribuição das Bolsas Santander Universidades (de apoio à mobilidade internacional de estudantes e investigadores), a Semana Cultural da UC e o programa de aceleração de ideias de negócio Explorer –, Amílcar Falcão e Sofia Menezes Frère destacaram as novas ações conjuntas de resposta à pandemia.

Após ter promovido a cedência a alunos carenciados de equipamentos informáticos para ensino à distância, o desenvolvimento de um laboratório de testes à Covid-19 (responsável pela quase totalidade da testagem de diagnóstico na região centro) e a produção de viseiras e de equipamentos de reciclagem de máscaras, a UC acaba de lançar um concurso de financiamento de projetos de investigação interdisciplinar para a era pós-pandemia. “Temos que perceber o que está a acontecer e o que pode acontecer a seguir a esta crise. Nessa sentido, criámos estas bolsas Semente de investigação nas 5 áreas estratégicas da UC [Saúde; Clima, Energia e Mobilidade; Recursos naturais, Agroalimentar e Ambiente; Digital, Indústria e Espaço; e Património, Cultura e Sociedade inclusiva], com apoios de 20 mil euros por projeto, para que no day after consigamos ter preparados projetos que respondam às necessidades da sociedade”, descreveu o Reitor.

Para responder ao previsível aumento dos pedidos de apoio de acção social no próximo ano letivo [devido à crise económico-financeira gerada pela pandemia], também será lançada um novo programa de bolsas: o Santander Futuro. “É importante sublinhar a generosidade da Universidade de Coimbra ao dedicar parte deste convénio ao apoio aos estudantes que verão a sua situação financeira dificultada no próximo ano letivo”, notou a coordenadora do Santander Universidades.

Na conclusão da cerimónia, Amílcar Falcão prometeu o fortalecer da relação “sólida e profunda” com o Santander no apoio às “áreas do voluntariado, do empreendedorismo, do desporto e da cultura”. E Sofia Menezes Frère sublinhou as prioridades estratégicas do Santander Universidades: “contribuir para equidade no ensino superior, potenciar a empregabilidade, apoiar o empreendedorismo e inovação e fomentar uma Universidade cada vez mais digital”.

clone tag: 7429870156472674616

Rui Marques Simões