Universidade de Coimbra e Governo de Timor-Leste assinam Protocolo de Cooperação

O protocolo prevê o desenvolvimento comum de programas de investigação científica ou técnica, entre outras ações.

07 abril, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) e o Governo de Timor-Leste assinaram um Protocolo de Cooperação. A cerimónia realizou-se a 7 de abril às 10 horas, na Sala do Senado da Reitoria da UC.

O Protocolo é oficializado pelo Reitor da UC, João Gabriel Silva, e pelo Ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos da Administração do Estado e da Justiça e Ministro da Administração Estatal de Timor-Leste, Dionísio Babo Soares.

Esta parceria entre a Universidade de Coimbra e o Governo de Timor-Leste visa «estabelecer a cooperação, científica e cultural entre as duas instituições, em todos os campos de comum interesse, com vista à gestão de arquivos estatais e à formação de quadros da Administração Pública de Timor-Leste».

Entre outras ações, o protocolo prevê o desenvolvimento comum de programas de investigação científica ou técnica que visem, simultaneamente, aumentar o potencial dos dois organismos e estabelecer uma estreita ligação entre investigação científica, tratamento técnico e promoção do acesso ao património histórico à guarda do Arquivo Nacional de Timor-Leste.

Recorde-se que a Universidade de Coimbra vai participar na preservação e dinamização do espólio de Max Stahl, o jornalista inglês que filmou o massacre ocorrido no cemitério de Santa Cruz, em Díli.

O tratamento do acervo, constituído por mais de cinco mil horas de imagens de vídeo captadas pelo jornalista, é objeto de um protocolo assinado em dezembro de 2016, entre a UC, a Universidade Nacional de Timor-Leste e o Centro Max Stahl.

 

 

Partilhe