Universidade de Coimbra e Talkdesk lançam programa de formação TDX-UC Data Science Academy

Set 11, 2019

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Marco Costa, Amílcar Falcão e João Gabriel SIlva - © UC-Paulo Amaral
Marco Costa, Amílcar Falcão e João Gabriel SIlva
Fotografia: © UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra e a empresa tecnológica Talkdesk assinaram esta quarta-feira o contrato que oficializa a criação da TDX-UC Data Science Academy, um programa de formação nos domínios da data science (ciência de dados) que arranca já a 16 de setembro.

Dividido em três módulos (Natural Language Processing, Time Series Analysis & Behavioral Prediction e Deep Learning), o curso TDX-UC Data Science Academy – promovido pelo laboratório de inovação da Talkdesk em Coimbra (TDX) em parceria com o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEI-UC) – vai formar especialistas numa área de ponta em que existe uma enorme falta de técnicos no mercado de trabalho. “Este tipo de formação (contínua ao longo da vida) é muito relevante. A evolução nesta área [informática e ciência de dados] tem sido enorme e a formação ao longo da vida é uma ferramenta importante para que as pessoas se consigam adaptar”, sublinhou o Reitor da UC, Amílcar Falcão, na cerimónia de assinatura do contrato.

O novo programa de formação – lecionado por docentes e investigadores do DEI-UC e tendo como mentores Jafar Adibi (responsável por Data Science e Inteligência Artificial na Talkdesk), Jason Fama (vice-presidente de Engenharia na Talkdesk) e Bruno Antunes (diretor de Engenharia no TDX) – vem reforçar os laços entre a UC e a Talkdesk, após o estabelecimento de um protocolo de cooperação técnico-científica em dezembro de 2018. “Este curso tem todas as condições para ser um sucesso, vai abrir muitas portas adicionais lá para a frente e já está a atrair muita gente a Coimbra”, afirmou o investigador responsável pelo projeto, João Gabriel Silva, destacando esta aposta “duplamente relevante” da UC – na “área em explosão” da data science e nos programas de formação não conferente de grau.

“Como ex-aluno da UC orgulha-me poder ajudar a trazer para cá mais talento. Espero que seja o primeiro de muitos cursos”, disse, por sua vez, o diretor-geral da Talkdesk, Marco Costa. E isso mesmo concluiu o Reitor Amílcar Falcão: ”Que esta iniciativa seja um sucesso e o primeiro de muitos sucessos da parceria entre a UC e a Talkdesk”.

Rui Marques Simões

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »