Universidade de Coimbra inaugura unidade pioneira de terapia celular

24 setembro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra inaugura no dia 25 de setembro, às 15h00, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o laboratório UpCells. Esta unidade piloto de produção para terapia celular, fruto de uma parceria entre a UC e a farmacêutica Tecnimede, localiza-se no edifício da antiga Faculdade de Medicina (Polo I) e é a primeira do género a ser instalada na região centro do País.

Depois de se ter tornado uma referência na produção de radiofármacos, a Universidade de Coimbra passa a ter mais uma unidade pioneira a nível nacional em contexto universitário. “Com a inauguração desta infraestrutura, a UC passa a dispor de duas unidades de produção no âmbito das terapias avançadas, como é o caso da terapia celular e dos radiofármacos (teranóstica), reforçando o seu posicionamento estratégico na área da saúde”, sublinha Amílcar Falcão, vice-reitor da instituição.

Além de facilitar o acesso da comunidade cientifica e hospitalar da região que queira desenvolver produtos celulares de grau clinico para imunoterapia e para terapia regenerativa, o laboratório UpCells potencia também a aproximação entre a investigação básica e a investigação clínica e fortalece a ligação entre a universidade e a indústria (já visível na Associação UC-Tecnimede). “A existência de uma infraestutura deste tipo potencia a translação da investigação básica para a investigação clínica, alavancada numa parceria da UC com uma farmacêutica de referência como é o caso da Tecnimede”, enfatiza a investigadora Teresa Cruz.

De resto, a existência deste espaço proporciona o arranque de um primeiro projeto de investigação – uma parceria entre a Tecnimede, a Universidade de Coimbra e a UC Tecnimede –, que visa o desenvolvimento de uma vacina de grau clínico direcionada para as células estaminais cancerígenas. “O projecto ImmunoDC@cancerstemcells corresponde já à concretização daquilo que se espera possa ser o início de muitos outros projetos em terapia celular (medicina regenerativa e imunoterapia)”, conclui o investigador Bruno Neves.

Após a inauguração do UpCells, realiza-se, a partir das 16h00, na Reitoria da Universidade de Coimbra, o debate “As Novas Fronteiras da Saúde: Do Saber à Investigação”, promovido pela Tecnimede e pelo jornal Expresso. Neste evento, onde será discutida a importância para a saúde pública da relação entre a indústria farmacêutica e as universidades, participam Amílcar Falcão (Vice-Reitor da Universidade de Coimbra), Maria do Carmo Neves (CEO Tecnimede), Teresa Mendes (Presidente Instituto Pedro Nunes), Artur Mimoso (Vogal Executivo, SPMS) e Pedro Vilarinho (Diretor Geral, HiSeed Tech).