No momento em que todos os sectores da sociedade se deparam com um dos mais difíceis e inesperados desafios das últimas décadas, a Universidade de Coimbra reúne o seu conhecimento para vencer o combate contra a Covid-19. Com o foco na prevenção, contenção e mitigação da doença causada pelo novo coronavírus, acaba de ser lançada a plataforma UC Against Covid-19, que vai agregar todos os projetos de investigação e inovação da UC associados aos efeitos e à luta contra a pandemia.

Reunindo as iniciativas – de resposta aos problemas da região e do país – que foram nascendo nos laboratórios da instituição nos últimos dias, a UC Against Covid-19 pretende unir esforços na realização de testes de rastreio da doença, na produção de equipamentos e materiais de proteção (como máscaras, viseiras ou gel desinfetante), investigação científica, tecnológica e sobre o impacte da doença na sociedade (cenários pós-pandemia) e na partilha de estudos, análises e reflexões dos investigadores da UC sobre estas temáticas. Os seus progressos e resultados mais significativos serão divulgados ao longo das próximas semanas.

“A plataforma UC Against Covid-19 constitui a resposta da academia a esta crise sem precedentes. Alicerçados na investigação e na inovação, iremos contribuir com o mais avançado conhecimento para a resolução dos problemas criados nas mais diversas áreas, assim como no estudo do próprio vírus. Nestes tempos de incerteza, a UC estará na linha da frente a apoiar todos os profissionais de saúde, assim como toda a sociedade”, declara o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Esta plataforma agrega outras iniciativas da Universidade de Coimbra nas últimas semanas, em resposta à emergência da Covid-19, como a cedência de equipamentos informáticos para acesso ao ensino à distância a todos os alunos em situação de carência económica, a criação de uma linha de apoio emocional para a comunidade universitária e o lançamento do programas de um programa de promoção do bem-estar físico e mental em casa durante a pandemia.

Rui Marques Simões

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »