a carregar...

Na próxima quinta-feira, dia 14 de dezembro, vai ser apresentado o Arquivo LdoD: Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego (https://ldod.uc.pt). A cerimónia tem lugar no Anfiteatro III daFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), pelas 11h30m.

O Arquivo LdoD é o resultado de um projeto de investigação do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP), com a colaboração do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores em Lisboa (INESC-ID Lisboa) e da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). Desenvolvido entre 2012 e 2017, o projeto foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela União Europeia.

O Arquivo LdoD contém imagens dos documentos autógrafos, novas transcrições desses documentos e ainda transcrições de quatro edições da obra de Fernando Pessoa. Além da leitura e comparação das transcrições, o Arquivo LdoD permite que os utilizadores colaborem na criação de edições virtuais do Livro do Desassossego.

«Através da integração de ferramentas computacionais num espaço simulatório, o Arquivo LdoD oferece um ambiente textual dinâmico, no qual os utilizadores podem desempenhar diferentes papéis literários. Trata-se de um recurso multiplataforma e multidispositivo (smartphone, tablet, computador portátil) em acesso aberto, cujas funcionalidades servem para múltiplas atividades, incluindo leitura de lazer, estudo, análise, investigação avançada e criação literária», explica Manuel Portela, coordenador do projeto.

 

Cristina Pinto

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »