Universidade de Coimbra na linha da frente do turismo do Centro

31 julho, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Coimbra está “claramente em destaque” no barómetro da marca Centro de Portugal – BTL 2015, apresentado a 31 de julho pelo Turismo Centro de Portugal. “Há dois anos, não tínhamos uma imagem tão bem definida” da região centro, revela a investigadora Irina Saur-Amaral ao comparar os dados recolhidos na Bolsa de Turismo de Lisboa em 2013 e dos 1116 inquéritos feitos em 2015. “Agora temos uma marca bem assente, uma marca forte” adianta.

Entre os dados apresentados, a Universidade de Coimbra (UC) está em destaque. Dos monumentos mais visitados na região, a UC é mencionada espontaneamente por 60,9 por cento dos inquiridos. Já o Santuário de Fátima é mencionado por 41,1 por cento, ocupando o segundo lugar. “A imagem da UC está muito presente na mente dos inquiridos”, afirma Irene Saur-Amaral que se mostrou ” surpreendida” com estes resultados.

“Antes não havia uma ideia clara e precisa dos atributos da zona centro”, continua a investigadora e uma das responsáveis pelo barómetro apresentado. “Hoje também aparecem as palavras património e história”, acrescenta. E foi em 2013 que a Universidade de Coimbra: Alta e Sofia foi declarada Património da Humanidade da UNESCO. O presidente da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal adianta que há “consciência de que fenómenos como a classificação da UNESCO, associado a todo o trabalho de promoção e divulgação, ajudam a construir este invólucro sobre a marca Centro de Portugal”.

 

 

“Cerca de 98 por cento dos inquiridos recomendariam a região para outras visitas”, recorda Pedro Machado. No entanto, o responsável não deixa de afirmar que “este é um estudo sobre a região centro, que não está ainda toda retratada como gostaríamos”. Desta forma, “podemos não ter ainda os resultados que gostaríamos de ter”, sublinha. “A BTL é o maior evento profissional de turismo em Portugal e nós quisemos medir-nos lá”, referiu ainda Pedro Machado.

O presidente da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal lamenta que ” a região centro seja considerada zona de passagem”. Isto porque há muito tempo que os profissionais de turismo “deduziram que é possível visitar Coimbra e a UC durante uma manhã ou uma tarde”.

“Os próprios turistas sentem que não programaram bem a viagem”, considera a diretora do Museu Nacional Machado de Castro, onde teve lugar a apresentação dos dados do barómetro. Ana Alcoforado considera que os visitantes, quando chegam, sentem “que não têm tempo para ver tudo”. Mas isso pode mudar no futuro. “Estamos particularmente envolvidos num projeto a que chamamos Projeto do Património Mundial”, revela Pedro Machado. O presidente da Turismo Centro de Portugal explica que este “envolve os quatro municípios, Coimbra, Batalha, Alcobaça e Tomar”, e é um esforço financeiro que vai ultrapassar os sete milhões de euros para os próximos quatro anos”. “É uma ajuda muito forte que podemos dar, não só à UC, mas também à região centro”, conclui.

 

Barómetro do Centro 01

O Barómetro da marca Centro de Portugal – BTL 2015 foi apresentado no Museu Municipal Machado de Castro

 

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