Universidade de Coimbra novamente entre as melhores do Mundo

Mar 22 • 5 Comentários em Universidade de Coimbra novamente entre as melhores do Mundo

Já são conhecidos os resultados do QS World University Rankings by subject e a UC é a melhor universidade portuguesa nas áreas de Biological Sciences, Mathematics e Law.

Alta Pateo das Escolas UC Via Latina
Fotografia: © UC | Ana Zayara

Já são conhecidos os resultados de 2016 do ranking universitário QS by subject e a Universidade de Coimbra (UC) volta a estar entre a elite mundial das instituições de ensino superior (IES). A UC foi considerada a melhor universidade portuguesa nas áreas de Biological Sciences; Mathematics e Law.

No total, a UC está posicionada no top 350 em 11 áreas do saber:
Top 150 (1 área) – Engineering – Civil & Structural.
Top 200 (2 áreas) – Geography; Law.
Top 250 (1 área) – Environmental Sciences.
Top 300 (3 áreas) – Modern Languages; Mathematics.
Top 350 (4 áreas) – Biological Sciences; Chemistry; Medicine; Physics & Astronomy.

Em comparação com os resultados de 2015, a UC melhorou o posicionamento nas áreas de Mathematics e Physics & Astronomy.

Adicionalmente, manteve a posição nas áreas de Modern Languages; Engineering – Civil & Structural; Biological Sciences e Medicine.

Para as áreas de Archaeology e Communication & Media Studies, a QS by subject apenas publica o top 100 e top 200, respetivamente. Nestes casos, a UC não está posicionada nesses rankings, mas é a melhor IES portuguesa.

O ranking QS by subject tem como objetivo apoiar os estudantes no processo de escolha de uma IES / curso. Assim, a QS avaliou mais de 4200 instituições de ensino superior, em 42 áreas do saber, recorrendo a uma metodologia que combina dados de inquéritos a empregadores e académicos de todo o mundo, bem como informação bibliométrica da base de dados Scopus.

Com estes resultados a Universidade de Coimbra vê reforçado o seu bom desempenho nos diversos rankings universitários internacionais, posicionando-se sistematicamente entre a elite das 500 melhores IES do mundo.

5 comentários a Universidade de Coimbra novamente entre as melhores do Mundo

1. Luis silva diz:

Acho estranho que a área melhor posicionada em termos mundiais, eng civil e de estruturas, não seja mencionada como o feito mais assinalável!
    Trata-se da única área da UC no top 100 a 150. Em contrapartida dá-se ênfase a duas áreas no top 350, só porque em Portugal não há melhor!
    A nossa afirmação e no mundo, não na pequenez do espaço português!

• alexandre diz:

Concordo inteiramente.

De realçar Geografia (o meu curso :) ) que esta em segundo juntamente com direito e não é mencionada.

• Nazare diz:

O que eles quiseram noticiar é que do top mundial a primeira universidade portuguesa a listar nessas áreas do saber (ciencias biológicas, medicina, quimica e fisica e astronomia) foi a UC! Quanto à engenharia civil ou geografia, apesar de estarem de parabéns, de todas as universidades portuguesas, não ficou em primeiro lugar (provavelmente Porto ou Lisboa levaram melhor)… É tudo uma questão de saber interpretar o bom português…?

• ladeira diz:

ta na cara que foi um matematico ou engenheiro da UC que escreveu o texto. Ora veja a teoria dos conjuntos: conjunto A = {melhores areas tecnologicas dentre as universidades portuguesas } , conjunto B = {melhores areas tecnologicas na universidade de Coimbra}, conjunto C = melhores areas tecnologicas dentre as universidades a nivel mundial}. Intersectando os conjuntos vai dar A ^ B ^ C = { melhores areas tecnologicas da UC a nivel mundial e nacional} o que e formalmente equivalente a {Areas tecnologicas da Universidade de Coimbra novamente entre as melhores do Mundo}. Repara que {Areas tecnologicas da Universidade de Coimbra novamente entre as melhores do Mundo} esta contido em {Areas tecnologicas nacionais novamente entre as melhores do Mundo}. O titulo claramente refere-se a universidade de Coimbra e as suas areas tecnologicas e nao a outras autras universidades nacionais, portanto o titulo e analise do artigo esta 100% correcto. Falou XD.

• A. C. Leo diz:

Feito assinalável é também o erro que V. Exa. comete: deveria ter escrito “área mais bem posicionada”… uma questão de português, para bem da nossa afirmação no mundo!