Universidade de Coimbra quer acolher o Tribunal Arbitral do Desporto

22 maio, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Coimbra tem condições particularmente adequadas para receber o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). A Universidade de Coimbra (UC) já manifestou o seu interesse ao Comité Olímpico de Portugal, disponibilizando instalações.

Este objetivo é assumido em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e o seu Presidente, Manuel Machado, e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e a sua Presidente, Ana Abrunhosa.

A nossa Faculdade de Direito é uma escola de excelência e de referência internacional

Agora, que já tomaram posse os árbitros, aproxima-se a decisão quanto à localização do Tribunal. Para o Reitor, João Gabriel Silva, «a Universidade e a cidade de Coimbra reúnem todas as condições para instalar o Tribunal Arbitral do Desporto. A nossa Faculdade de Direito é uma escola de excelência e de referência internacional.»

«Temos uma forte tradição na prática desportiva, a Universidade de Coimbra foi declarada três vezes consecutivas a melhor universidade europeia em desporto universitário, e estamos a concretizar uma estratégia integrada de desenvolvimento do desporto. Todos nos reconhecem uma posição de neutralidade e equidistância no que aos principais conflitos da área do Desporto diz respeito, para além da centralidade geográfica de Coimbra», sustenta o Reitor.

Conforme o disposto na Lei nº 74/2013, o Tribunal Arbitral do Desporto é responsável por administrar a justiça relativa a litígios que relevam do ordenamento jurídico desportivo ou relacionados com a prática do desporto.

Partilhe