Universidade de Coimbra recebe investimento do programa Carnegie Mellon Portugal

05 maio, 2016≈ 2 mins de leitura

© UC

O Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra é uma das instituições envolvidas nos projetos que vão receber um financiamento de 5,2 milhões do programa Carnegie Mellon (CMU) Portugal.

O programa, que resulta de uma parceria entre a universidade norte-americana Carnegie Mellon e estabelecimentos de ensino superior portugueses, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), vai apoiar um total de seis projetos de investigação de áreas como exploração de gás e petróleo no mar, inovação no rastreio da retinopatia diabética ou mecatrónica para roupa.

Integrado nas Iniciativas Empreendedoras de Investigação (ERI) em tecnologias da informação e comunicação (TIC), o financiamento vai decorrer por um período de quatro anos e eleva para 11,2 milhões de euros o total do investimento do programa em investigação avançada de “caráter interdisciplinar, empreendedor e inovador, numa articulação estreita com o tecido empresarial”, refere em comunicado o programa Carnegie Mellon Portugal.

As iniciativas contempladas com o financiamento envolvem equipas multidisciplinares e integram investigadores de instituições portuguesas, da CMU e um ou mais parceiros empresariais. Em Portugal, para além da Universidade de Coimbra, estão o Instituto Superior Técnico, a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o INESC TEC da Universidade do Porto, e a Universidade de Aveiro.