Universidade de Coimbra reforça parceria com o INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio no Brasil

30 novembro, 2015≈ 2 mins de leitura

© DR

A Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), órgão do Governo brasileiro responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Brasil, que permite o acesso ao ensino superior nesse país, reforçaram o Protocolo de Colaboração entre as duas instituições, em vigor desde 2014.

Na cerimónia de assinatura do Termo Aditivo (adenda) ao protocolo existente, que decorreu, ontem, em Coimbra, Ary Franco Sobrinho, em representação do INEP, destacou o «pioneirismo da Universidade de Coimbra em nos procurar. Pelo seu prestígio e pela relação histórica que tem com o Brasil, a UC contribui enormemente para a internacionalização dos estudantes brasileiros.»

Por seu lado, o Reitor da UC afirmou a importância do Enem para «a democratização do ensino superior no Brasil», sublinhou a grande qualidade do Enem e que a parceria com o INEP «tem tido muito sucesso. A UC é a universidade fora do Brasil que recebe mais alunos por via do Enem.»

O documento assinado visa acelerar o processo de «revalidação do diploma nos dois países. Pretende-se que, através da aproximação dos dois sistemas, o reconhecimento mútuo dos graus concedidos no ensino superior de Portugal e do Brasil seja cada vez mais rápido e simples», concluiu João Gabriel Silva.

Atualmente, a Universidade de Coimbra tem cerca de trezentos estudantes brasileiros admitidos através do Exame Nacional do Ensino Médio.