Universidade de Coimbra visita vencedores do Concurso Social ao Centro

A ADAV Coimbra e a Casa dos Pobres de Coimbra foram os vencedores da primeira edição do concurso.

07 janeiro, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

A ADAV Coimbra – Associação de Defesa e Apoio da Vida e a Casa dos Pobres de Coimbra foram as instituições vencedoras da primeira edição do Concurso Social ao Centro, concurso promovido em 2015 pela Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do Inov C, para premiar as melhores iniciativas de inovação e empreendedorismo social na Região Centro.

O Vice-Reitor responsável pelo pelouro da Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, foi conhecer in loco o impacto que o prémio teve na vida destas duas instituições.

Para Amílcar Falcão, «a promoção da inovação e empreendedorismo social através da capacitação das entidades da economia social, bem como pelo aumento do investimento social, são desafios a que a Universidade de Coimbra deve dar o seu contributo. A resolução de problemas societais por abordagens inovadoras deve ser um dos vetores na transferência de conhecimento das Universidades para a Sociedade e estaremos empenhados nesse desafio.»

O Concurso Social ao Centro, coordenado pela UC, teve na sua primeira edição cerca de meia centena de candidaturas.

A ADAV Coimbra venceu o prémio de 7.500 euros, verba que será aplicada no crescimento da marca “Bolachinha”, uma marca de roupa de bebé, costurada pelas mães utentes da Associação. Uma forma de contribuir para a sustentabilidade da ADAV para que possa continuar a apoiar as mães mais desfavorecidas em géneros e apoio psicológico, entre outras valências.

A Casa dos Pobres de Coimbra ganhou o prémio de 2.500 euros, o qual foi integralmente investido na criação do Gabinete de Apoio ao Cuidador do Idoso.