Urbano Duarte é homenageado no centenário do seu nascimento

A sessão de homenagem está marcada para dia 21 de fevereiro e contará com três momentos.

14 fevereiro, 2018≈ 3 mins de leitura

© Caricatura da autoria de Victor Costa

Urbano Duarte, padre, professor e jornalista, vai ser homenageado por ocasião do seu 101.º aniversário. A sessão de homenagem está marcada para dia 21 de fevereiro e contará com três momentos.

No átrio da Escola Secundária José Falcão, pelas 10h15, é descerrada uma lápide e segue-se uma palestra para a comunidade escolar proferida por António Barreiros e Carlos Cerca da Silva.

No mesmo dia, pelas 15 horas, é inaugurada, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, uma mostra bibliográfica com cerca de dezenas de livros de Urbano Duarte, como autor principal ou secundário. A exposição poderá ser visitada até 28 de fevereiro.

A sessão solene vai ter lugar no Instituto Justiça e Paz, às 17 horas, e conta com as intervenções iniciais do professor universitário António Pedro Pita, de um representante de D. Virgílio do Nascimento, do Reitor da Universidade de Coimbra, do presidente da Câmara Municipal e do diretor do Instituto Justiça e Paz. Seguem-se as comunicações “Urbano Duarte: um padre que amava e praticava o diálogo” (Pe. António Jesus Ramos), “Das fronteiras da liberdade à liberdade sem fronteiras: a recepção de Urbano Duarte ao espírito e à letra do Vaticano II” (Paulo
Archer de Carvalho), “Urbano Duarte e a PIDE: de alinhado a anti-situacionista” (Lígia Inês Gambini) e “Urbano Duarte: o invulgar senhor comendador” (Mário Martins).

De acordo com Mário Martins, um dos promotores da homenagem, “trata-se de uma homenagem simples e de uma homenagem justa”. “Acima de tudo, uma homenagem que os promotores e os aderentes não quiserem deixar de fazer, dada a importância que Urbano Duarte teve nas suas vidas”, acrescenta ainda.

O cónego Urbano Duarte é uma figura de relevo na cidade de Coimbra. Treze anos depois da morte, em 1993, foi condecorado por Mário Soares, na cerimónia do 10 de Junho, com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito.

A entrada nos eventos é livre.

Cartaz-A3-Urbano-Duarte-v2-web

Milene Santos