Utilizar explosivos para a produção de novos materiais é tema de simpósio

17 junho, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Sérgio Brito

Embora uma parte significativa dos explosivos seja usada na indústria bélica, a verdade é que também podem ser bastante úteis para a produção de novos materiais com aplicação nas mais diversas áreas.

Os mais recentes avanços científicos, inovações tecnológicas e aplicações industriais relacionadas com a utilização de explosivos e ondas de choque para o processamento e síntese de materiais, tipicamente metais e óxidos metálicos, vão ser apresentados e discutidos no XIII International Symposium on Explosive Production of New Materials, a decorrer na próxima semana (20 a 24 de junho), em Coimbra, com a presença de uma centena de especialistas de 20 países.

A sessão de abertura realiza-se na segunda-feira, 20 de junho, às 10 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

O encontro científico é organizado em conjunto pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e pelo do Institute of Structural Macrokinetics and Materials Science da Academia de Ciências da Rússia.

«Os materiais processados com explosivos, por exemplo, têm aplicação, entre outras, nas áreas nuclear, petroquímica, energia e naval. As maiores empresas do setor, a nível mundial, Nobel Clad, EnergoMetal e Explomet estarão também presentes nesta conferência», refere Ricardo Mendes, docente do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC e General Chair da iniciativa.

Com mais de seis dezenas de apresentações previstas, na sua maioria de investigadores provenientes da Rússia, o simpósio vai focar-se em temas como soldadura de materiais dissemelhantes, compactação e síntese de materiais com recurso a explosivos, modelação numérica dos fenómenos de soldadura e compactação por explosivo e implementação industrial do uso de explosivos para processamento e produção de novos materiais.

 

 

Mais informação e programa do evento aqui.

Partilhe