Vem aí o XVI Encontro Nacional de Estudantes de Economia e Gestão

O encontro vai decorrer entre os dias 3 a 6 de março no Auditório da Reitoria da UC e conta já com 550 estudantes inscritos.

03 março, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | Sérgio Brito

A Universidade de Coimbra (UC) vai receber o XVI Encontro Nacional de Estudantes de Economia e Gestão (ENEEG), que vai ter como base o tema “O Futuro da Economia Europeu” correlacionado com “As Políticas de Emprego”. O programa conta com a realização de quatro conferências, um debate, um concurso de empreendedorismo e uma feira de emprego e realiza-se no Auditório da Reitoria da UC.

“Política e Economia: Passado, Presente e Futuro” é a primeira conferência do ENEEG, dia 4 de março pelas 14h30, e vai contar com a presença de Rui Rio e de Francisco Louçã. Os dois oradores vão debater temas como “Reflexão sobre o atual estado da economia”, “A situação política portuguesa como reflexo de uma evolução pós 25 de Abril” e “Reflexão no sentido de compreender que medidas adotar a nível político e económico a fim de perceber qual o melhor percurso para o desenvolvimento do país”.

No mesmo dia, mas pelas 17 h, vão estar em debate Flausino Silva (CEO da DURIT), António Travassos (Presidente do Centro Cirúrgico de Coimbra) e Américo Duarte (CEO da EFAPEL), com o tema “Choque Económico: O “Novo” Mundo Empresarial”, abordando ainda a “Situação de Portugal no contexto do comércio nacional e internacional”, “Quais as medidas a adotar para tornar as empresas portuguesas mais competitivas?” e “Como conseguem prosperar os empreendedores?”.

Francisco Assis, Paulo Rangel e Marisa Matias marcam presença no segundo dia do encontro, dia 5 pelas 14h, para debater questões sobre o tema “Crise dos Refugiados: Visão Socioeconómica”. “O impacto dos refugiados na economia europeia e nacional”, “Pontos positivos e negativos da aceitação e integração de refugiados” e “Impacto da introdução dos refugiados na União Europeia”, são os destaques da conferência.

“Entrada no Mercado de Trabalho: Média vs Soft Skills”, conferência que se realiza dia 5 pelas 16h30, vai contar com a presença de Pedro Bação (Prof. da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), Luís Ferreira (Representante do Departamento de Recursos Humanos da “CHConsulting”), Paulo Barros (Diretor de Recursos Humanos da “Caixa Geral de Depósitos”) e Wander de Carvalho (Prof. ISCAC). Na sessão, a importância do sucesso académico e das e das várias competências “extracurriculares” adquiridas por cada pessoa para entrar no mercado de trabalho vão estar em debate.

A terminar o encontro um debate com o tema “Juventudes Partidárias: Humor ou Coisa Séria?” com João Torres (Presidente da Juventude Socialista), José Miguel Ferreira (Vice-presidente da Juventude Social Democrata), Duarte Alves (membro do Secretariado da Juventude Comunista Portuguesa) e Francisco Rodrigues (Presidente da Juventude Popular) e, como moderador, o humorista Fernando Alvim.

O ENEEG, que vai já na sua 15ª edição, é um evento realizado anualmente, por estudantes e para estudantes, com objetivo de aproximar os alunos do mundo empresarial, através do debate de temas atuais relacionados com as áreas da economia e gestão.

 

Mais informações aqui.

 

 

Cartaz XVI ENEEG

Partilhe