Workshop EIT Health Starship passa por Coimbra

Programa liderado pela UC junta 36 participantes de toda a Europa a partir de 10 de setembro.

08 setembro, 2018≈ 2 mins de leitura

© DR

Durante cinco dias, alunos e profissionais de toda a Europa juntam-se no Instituto Pedro Nunes (IPN) para o terceiro workshop do programa Starship. A iniciativa acontece no âmbito do programa EIT Health, coordenado pela Universidade de Coimbra (UC), em conjunto com o instituto de investigação RISE, da Suécia, a IESE Business School, o IPN e cinco empresas industriais. O workshop tem início a 10 de setembro, segunda-feira, e junta no total 36 participantes.

Com o objetivo de identificar novas oportunidades de negócio na área do envelhecimento ativo, o EIT Health Starship já realizou workshops em Lodz, Polónia, e em Barcelona, Espanha. De acordo com a organização, os participantes são organizados em equipas multidisciplinares que “procuram identificar e desenvolver soluções comercialmente viáveis aos desafios propostos pelos parceiros industriais do EITHealth”. “Após a fase de observação direta de pacientes, médicos e outros agentes em clínicas e hospitais da Europa”, pretende-se que os participantes identifiquem uma lista de problemas, os analisem e convertam em necessidades de mercado, explica ainda a organização.

O objetivo das atividades desenvolvidas pelas equipas passa por tentar obter “melhor conhecimento da realidade clínica e dos seus problemas e necessidades, melhorando simultaneamente a comunicação entre a academia e o ambiente hospitalar e apresentando soluções inovadoras na área da saúde e envelhecimento ativo”, sublinham.

Marta Costa