XXI Olimpíada Ibero-americana de Física: Toda a equipa portuguesa foi premiada

A equipa portuguesa, orientada por dois docentes da UC, foi premiada com uma medalha de prata, uma medalha de bronze e duas menções honrosas.

03 outubro, 2016≈ 3 mins de leitura

A equipa portuguesa em competição nas XXI Olimpíada Ibero-americana de Física, constituída por quatro estudantes sob orientação de dois docentes da Universidade de Coimbra, foi premiada com uma medalha de prata, uma medalha de bronze e duas menções honrosas.

Orlando Oliveira e Rui Travasso, docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e team-leaders que acompanharam a delegação ao Uruguai, fazem um balanço extremamente positivo da prestação portuguesa. “É um ótimo resultado. Todos os estudantes foram premiados e mantivemos o alto nível de prestação que a equipa portuguesa nos tem habituado nos últimos anos”, referem os team-leaders.

Os docentes da Universidade de Coimbra salientam que as provas deste ano eram bastante interessantes e desafiantes, focando tópicos de eletromagnetismo e de mecânica. “Destacamos em particular o bom desempenho na prova experimental, que os próprios alunos atribuíram ao trabalho de preparação realizado ao longo do ano no Departamento de Física da Universidade de Coimbra”.

A lista dos estudantes portugueses premiados é a seguinte:

Medalha de Prata: Carlos Miguel Alexandre Carteiro (E.S. Damião de Goes, Alenquer)
Medalha de Bronze: Francisco Salema Oom de Sacadura (E.S. Quinta do Marquês, Oeiras)
Menção Honrosa: Tiago Cunha de Araújo (Externato Delfim Ferreira, Riba de Ave)
Menção Honrosa: José Miguel de Oliveira Mendes (E.S. Martinho Árias, Soure)

A XXI Olimpíada Ibero-americana de Física decorreu entre 26 e 30 de setembro, em Carmelo, no Uruguai e colocou em competição 69 estudantes finalistas do ensino secundário de 19 países. No final de duas longas e difíceis provas de Física (uma prova teórica e uma prova experimental), o vencedor foi um estudante do Brasil.

As Olimpíadas de Física são promovidas pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e Ciência, da Agência Ciência Viva, da Fundação EDP e da Fundação Calouste Gulbenkian. O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), integrado nas atividades da escola Quark! de Física, financiadas pelo Departamento de Física da UC.