XXII Reunião Bienal da Real Sociedad Española de Historia Natural na UC

A iniciativa, organizada em colaboração com os departamentos de Ciências da Terra e Ciências da Vida e o Museu da Ciência da UC, conta com a participação de especialistas internacionais e destacadas instituições espanholas e portuguesas.

05 setembro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

“Os mapas da Natureza” é o tema principal da XXII Reunião Bienal da Real Sociedad Española de Historia Natural (RSEHN), que tem início amanhã, 6 de setembro, em Coimbra.

Por que é que nos fascinam tanto espécies como o lobo ou o lince? Que sabemos sobre a sua presença e perigo de extinção, em lugares determinados como Aragão ou a Serra de Guadarrama?

Que papel terá assumido a geografia da Península Ibérica nas migrações e no entrecruzamento dos seus habitantes?

Poderemos saber se outros planetas albergam vida através da descrição da sua geologia?

Estas e outras questões vão ser debatidas, até ao próximo sábado, no auditório do edifício central da Faculdade de Ciências Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A iniciativa, organizada em colaboração com os departamentos de Ciências da Terra e Ciências da Vida e o Museu da Ciência da UC, conta com a participação de especialistas internacionais e destacadas instituições espanholas e portuguesas.

Segundo a organização da XXII Reunião Bienal da RSEHN, os laços de Portugal com o Brasil e os países lusófonos africanos «também servem de base para um programa que inclui outras temáticas atuais, como a evolução da Amazónia, a atividade vulcânica dos Açores ou os riscos de cancro em Cabo Verde, por causa de determinados sedimentos metálicos. Existirão intervenções sobre uma grande diversidade de assuntos, como as famosas jazidas de saurópodes de Cameros (Rioja), os recursos hídricos peninsulares, o impacto das alterações climáticas em Lanzarote, ou a história dos incêndios florestais nas serras do Sistema Central. Inclusivamente, sobre o surpreendente comportamento socio-sexual das aranhas».

Outros títulos de sessões e trabalhos referem-se a assuntos como a prova de águas às cegas ou os novos modos de turismo, como no exemplo da intervenção intitulada “Geoturismo e enoturismo no Alto Douro Vinhateiro: uma proposta de interligação de dois conceitos de Turismo num mesmo espaço físico”.

A RSEHN é a sociedade científica espanhola mais antiga (foi constituída em 1871). Abarca todos os âmbitos das ciências naturais (botânica, zoologia, geologia, paleontologia, história natural, didática, etc.).

 

Agenda UC: Cristina Pinto
Partilhe