Yanis Varoufakis na aula inaugural dos programas de doutoramento do CES

Conferência realiza-se a 17 de outubro, no Auditório da Faculdade de Direito da UC. A trasmissão em direto pode ser acompanhada em www.ces.uc.pt

07 outubro, 2015≈ 3 mins de leitura

© Reuters / Kai Pfaffenbach

O conhecido ministro das finanças do governo grego (entre janeiro e julho de 2015), Yanis Varoufakis, é o conferencista convidado para ministrar a aula inaugural dos Programas de Doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC). O evento realiza-se a 17 de outubro, sábado, pelas 16 horas, no Auditório da Faculdade de Direito da UC.

Na conferência “Democratising the Eurozone”, Varoufakis vai debruçar-se sobre questões relacionadas com a Grécia, a Zona Euro, o futuro da Europa, a economia global – especialmente no contexto da crise de 2008 – o pensamento económico, o dinheiro digital e as tendências no capitalismo contemporâneo.

A aula inaugural dos Programas de Doutoramento é uma parceria entre o CES e diferentes unidades orgânicas da UC. A iniciativa marca a abertura do ano letivo dos 12 programas de doutoramento oferecidos pelo CES.

cartaz_democratising_the_eurozone-web

Sobre Yanis Varoufakis:
Nascido em Atenas a 24 de março de 1961, tem dupla nacionalidade, grega e australiana. Licenciou-se em Matemática e Estatística e doutorou-se em Economia na Universidade de Essex (Reino Unido), em 1987. Nessa mesma universidade, foi professor de Economia e Econometria, cargo que também desempenhou em centros universitários de East Anglia, Cambridge, Glasgow, Texas e Sydney, até que, em 2000, decidiu regressar à Grécia onde leciona Teoria Económica na Universidade de Atenas.
Nos últimos anos participou ativamente no debate sobre a crise do euro, à qual dedicou livros e ensaios. Entre eles, destaca-se a obra “O Minotauro Global”, uma análise sobre as causas da crise económica global, e “Proposta Modesta para Resolver a Crise na Zona Euro” (em coautoria com Stuart Holland e James K. Galbraith) publicado em 2010. O seu próximo livro, “And the Weak Suffer What They Must? The next phase of the global crisis”, será publicado em abril de 2016.
Colabora como analista económico em vários meios de comunicação, como BBC, CNN e Sky News, além de analisar a atualidade política e económica de uma perspetiva pessoal no seu blog.