10.º aniversário da Classificação da Universidade de Coimbra - Alta e Sofia como Património Mundial celebrado até ao final do ano

O programa comemorativo reúne eventos culturais e académicos, envolvendo todo o património material e imaterial classificado pela UNESCO.

AB
Ana Bartolomeu
17 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

Os 10 anos da Classificação da Universidade de Coimbra - Alta e Sofia como Património Mundial da UNESCO vão ser celebrados até ao final do ano, num conjunto de atividades culturais e académicas que assentam nas vertentes material e imaterial do património, sem esquecer as pessoas “que o habitam e o utilizam diariamente”, lembra o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão.

O lançamento da obra “Cinco Joias de Coimbra: Património Mundial da Humanidade” marca o momento inaugural das comemorações, no próximo dia 22 de março. O Vice-Reitor destaca também as atividades agendadas para junho, mês em que se celebra a entrada da UC - Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO. Haverá “uma jornada de reflexão sobre a Canção de Coimbra” com o propósito de “investigar e valorizar as vertentes performativas”, explica Delfim Leão.

O Vice-Reitor da UC para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, apresentou ainda a imagem que irá acompanhar as comemorações. Representada pelo número 10, a imagem desdobra-se em elementos escultórios existentes no património classificado, numa “metamorfose contínua” que retrata a “capacidade de nos adaptarmos a novos desafios sem perder a identidade base”.

O programa comemorativo é “de continuidade" mas "procura reforçar o envolvimento da academia” num debate generalizado para “testar novos modelos”, declarou o Vice-Reitor para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias. “Vamos apresentar o melhor do conhecimento produzido na Universidade de Coimbra ao serviço do património qualificado”, acrescentou. Estão previstas obras de requalificação desde os jardins da Associação Académica de Coimbra até ao Colégio de São Jerónimo e toda a área envolvente. O projeto de intervenção para o Colégio das Artes vai também ser “apresentado e discutido”, avança Alfredo Dias.

Eis o que pode fazer:

Na sessão de apresentação do programa comemorativo, o Reitor da UC reiterou a vontade de recuperar o Colégio da Graça na sua totalidade. “A Rua da Sofia tem imensos colégios que estão muitos disfarçados, mas que merecem um olhar especial”, defende Amílcar Falcão. O Reitor da UC assegura que “a UC está a cumprir o seu papel de cuidar do património”.

O edificado classificado como património UNESCO “está a ser embelezado para que nos orgulhemos cada vez mais dele”, garante o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. No futuro, “a Rua da Sofia vai ser requalificada para que se possa abrir mais à comunidade”, avança o presidente da autarquia.

“Esperamos que o património se renove a cada 10 anos” é o desejo de Francisco Veiga, Presidente da Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia). Na cerimónia, que decorreu na Sala do Exame Privado, interviu também Cátia Marques, em representação da Direção Regional de Cultura do Centro.

Conheça toda a programção comemorativa do 10.º aniversário da Classificação da Universidade de Coimbra - Alta e Sofia como Património Mundial da UNESCO aqui.