100 anos depois, lê-se novamente Orpheu

07 abril, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Liliana Ferreira

Na época de 1915, Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros juntaram-se e ambicionaram transpor para uma revista as suas ideias vanguardistas. Orpheu foi o nome que escolheram para o “projeto”, que consideravam sinónimo de modernismo e esperança para Portugal.

Em 2015 assinalam-se os 100 anos da primeira edição da revista Orpheu. Para homenagear “os poetas e artistas” que publicaram aquela que é considerada uma “obra inigualável na literatura e nas artes em Portugal, marco histórico decisivo na eclosão do «primeiro modernismo» português”, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) recebe Lembrar Orpheu 1915-2015, uma leitura encenada da revista.

A homenagem é organizada pelo grupo os ControVersos – Oficina de Poesia e Teatro da Associação ReCriar Caminhos e pelo InterDito – Grupo de Expressão Dramática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

O evento tem início pelas 21h30 no TAGV. A entrada tem o custo de dois euros. Mais informações aqui.

Reportagem realizada por Liliana Ferreira e Rosana Vaz, estagiárias Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.