15ª Festa do Cinema Francês traz filmes em antestreia e dois realizadores a Coimbra

06 outubro, 2014≈ 4 mins de leitura

© DR

Tem início hoje, segunda-feira, a 15ª edição da Festa do Cinema Francês na cidade de Coimbra, promovida pelo Institut Français du Portugal, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e a Alliance Française de Coimbra.

Este ano, a celebração do cinema francês acontece ao longo de cinco dias, de 6 a 10 de outubro, com a exibição de 12 filmes, entre os quais 10 antestreias e dois filmes de animação, todos no TAGV.

Um dos destaques para esta edição é a presença de dois realizadores franceses no dia 9: Pascal Tessaud acompanhará a projeção do seu filme Brooklyn, às 19h00, e a realizadora de New Territoires, Fabianny Deschamps estará presente na exibição desta película às 21h30.

No TAGV, poderá assistir ainda Les vacances du petit Nicolas, de Laurent Tirard; Sur le chemin de l’école , de Pascal Plisson; Comme un lion, de Samuel Collardey; La Cour de Babel, de Julie Bertuccelli; Libre et assoupi, de Benjamin Guedj; Né quelque part, de Mohamed Hamidi; Hope, de Boris Lojkine e ainda os filmes de animação Le père Frimas, de Youri Tcherenkov e L’œil du loup, de Hoël Caouissin. Haverá ainda sessões escolares com entrada gratuita para os alunos e professores acompanhantes. Todos os filmes são legendados em português.

Esta edição será marcada por várias novidades. A Festa do Cinema Francês conhece este ano uma expansão geográfica considerável e estará presente em 18 cidades, mais do dobro de 2013. A acrescentar às do ano passado (Lisboa, Almada, Faro, Beja, Porto, Coimbra e Guimarães), vão também receber esta 15ª edição o Seixal, Portimão, Braga, Leiria, Caldas da Rainha, S. Pedro do Sul, Viana do Castelo, Setúbal, Aveiro, Santarém e Funchal.

A Festa traz a Portugal 38 filmes divididos por quatro secções: secção principal – Antestreias – com 24 filmes, o Universo de Animação, um ciclo Homenagem a Marcel Pagnol e também uma Homenagem a Alain Resnais, na Cinemateca Portuguesa.

Surge pela primeira vez a iniciativa Festa na Aldeia, na qual uma seleção de filmes vai ser levada a várias aldeias do nordeste do País que normalmente não têm acesso ao cinema. Os padrinhos da Festa do Cinema Francês são o grupo de dança Movimento Dansas Aparte da Cercima, de modo a sensibilizar a comunidade para as capacidades e potencialidades da população com deficiência.

Este ano, a Festa do Cinema Francês volta a ter a concurso para o Prémio do públicoos filmes dos distribuidores portugueses presentes na Festa (Alambique, Midas Filmes, Filmes4you, Legendman Filmes e NOS). O Prémio do público tem um valor de 2 500€ e é oferecido pela TV5 Monde.

 

Consulte aqui a programação da 15.ª Festa do Cinema Francês, no TAGV.

 

Partilhe