150 anos do Instituto Geofísico da UC

31 outubro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Silva

O Instituto de Geofísica da Universidade de Coimbra (IGUC) está a comemorar 150 anos de existência.

Para celebrar a data, a Rua Larga, revista da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), dedica a edição número 41 a este tema.

Em 2013, o Instituto de Geofísica e o Observatório Astronómico da UC fundiram-se num só com o objetivo de “adquirirem dados ou observações solares, do lado do Astronómico e do lado do Geofísico, preservar, tratar e arquivar a informação adquirida diariamente”, refere João Fernandes, Subdiretor do Observatório Geofísico e Astronómico da UC (OGAUC).

De acordo com João Fernandes, as duas instituições têm “uma complementaridade científica”, no âmbito do que hoje se designa por climatologia espacial (space weather) [que] é uma área onde se estuda a interação do sol e, em particular, das partículas e da radiação solar com a Terra”.

Uma das virtudes desta longa existência do Instituto Geofísico é o facto de “poder preservar dados durante tantos anos”, como explica João Fernandes. Essa capacidade coloca a UC num patamar de grande importância a nível nacional e internacional.

Na atualidade, tanto o Observatório como o Instituto Geofísico continuam a desenvolver investigação de referência. O mais recente estudo tem precisamente a ver com a climatologia espacial. Realizados à escala local e global, graças ao contacto com instituições internacionais, os estudos, neste âmbito, só são possíveis com o cruzamento entre “os dados do Observatório Astronómico e do Instituto Geofísico”, afirma João Fernandes.

Para, como explica João Fernandes, assinalar esta “coincidência temporal feliz”, enquanto se está a “a preparar uma instituição para o futuro”, o número 41 da Rua Larga é dedicado aos 150 anos do Instituto Geofísico e ao Observatório Geofísico e Astronómico. A revista é lançada, no dia 31 de outubro, pelas 17 horas, na Sala de Exame Privado da Reitoria da UC.

(Texto e vídeo de Ana Silva e Flávia Arieira, estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)